CULTURA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Evelise Labatut Portilho

Resumo


O objetivo deste artigo é destacar os elementos da cultura escolar presentes na formação e ação dos professores de uma instituição de ensino fundamental II. A pesquisa de enfoque fenomenológico hermenêutico, contou com 10 professores envolvidos num programa de formação continuada. Percebeu-se que as mudanças na cultura escolar desta instituição ocorrem lentamente, talvez pelo estado de provisoriedade em que se encontra, existe distanciamento entre a verbalização e a prática pedagógica e falta de planejamento envolvendo estratégias de ensino interativas. A pesquisa ressaltou a importância da formação continuada docente crítica e reflexiva, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino que potencializem aprendizagens discentes.


Palavras-chave


Aprendizagem. Cultura escolar. Formação Continuada. Ensino Fundamental II.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p911-933

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

  • Nacionais

CNEN LivRe        Periódicos CAPES        Educ@        IBICT

  •  Internacionais

Latindex        Dialnet      DOAJ      Google Acadêmico       REDALyC

SJLibrary.org            UNC University Libraries             WorldCat