O PAPEL DA ATIVIDADE DE PROGRAMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo / NIED-UNICAMP
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo

Palavras-chave:

integração, TDIC, Scratch, formação de professores

Resumo

Neste artigo relatamos e analisamos dois episódios envolvendo conceitos matemáticos e atividade de programação, os quais integraram pesquisas sobre formação continuada de professores de Matemática. O objetivo foi o de compreender as possibilidades das atividades de programação utilizadas nos episódios relatados, em relação à (re)construção de conhecimentos necessários para a docência com tecnologia. A metodologia, de caráter qualitativo, norteou a coleta de dados e os processos formativos. Foram utilizados como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e protocolos das atividades de programação desenvolvidas pelos professores com o uso do Geogebra e Scratch. O referencial teórico pautou-se nas ideias do construcionismo de Papert, na atividade de programação de Valente, na visão integradora do uso da tecnologia de Almeida e Valente e, na base de conhecimentos para a docência, em Mishra e Koehler. A análise do primeiro episódio evidenciou que a atividade de programação desenvolvida no Geogebra possibilitou ao grupo de professores a revisão e sistematização de conceitos matemáticos envolvidos, favorecendo a (re)construção do conhecimento tecnológico do conteúdo. No segundo episódio, o uso da programação em linguagem Scratch desvelou que os conhecimentos envolvidos se realimentam, sejam eles de conteúdo específico, tecnológico ou pedagógico, no caso propiciando ao grupo a (re)construção do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo. Os episódios analisados evidenciaram o potencial da atividade de programação para a (re)construção de conhecimentos necessários à docência na perspectiva do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados dão-nos indícios de que a atividade de programação é uma possibilidade a ser utilizada na formação do professor visando a auxiliá-lo a integrar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Anhanguera de São Paulo / NIED-UNICAMP

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atua como docente no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil e como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atua como docente no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil e como pesquisadora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"