(IM) POSSIBILIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Mariane Carloto da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Silvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Centro de Educação- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora de Ações Educacionais junto a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p621-649

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Currículo, Adaptações Curriculares.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as influências do Currículo sobre a previsão e planejamento de mecanismos práticos desenvolvidos em um Centro de Ensino. Esses mecanismos são utilizados para promover a inclusão dos estudantes, identificando as regulamentações do Projeto Político Pedagógico e da Matriz Curricular dos cursos. Com abordagem qualitativa e exploratória, os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas semiestruturadas respondidas por coordenadores e professores de cursos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Os resultados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as solidificações conceituais sobre Currículo influenciam nas adaptações curriculares, práticas e ações que promovam a aprendizagem e conclusão dos cursos de todos os estudantes com ou sem deficiência. Conclui-se que as propostas de adaptações revelam o desafio de se pensar diferentes práticas de ensino que promovam condições igualitárias de aprendizagem. 

Biografia do Autor

Mariane Carloto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa sobre currículo e suas vertentes direcionado ao campo da Educação Especial no Ensino Superior.

Silvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/ Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Centro de Educação- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora de Ações Educacionais junto a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em Educação (2005), pela Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, Cerdanyola Del Vallès, Espanha. Pós-Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa
em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Centro de Educação- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora de Ações Educacionais junto a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2018-10-08

Edição

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Artigos