AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO ONLINE E COLABORAÇÃO NOS ESPAÇOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Wannise de Santana Lima Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p807-830

Palavras-chave:

LMS. Ensino Superior. Autonomia. Satisfação dos estudantes.

Resumo

O crescente uso das plataformas Learning Management System (LMS) como apoio às aulas presenciais no ensino superior modifica o contexto no qual os processos de aprendizagem ocorrem, as relações entre professores e estudantes e as atividades que estes realizam. Neste estudo, analisou-se a relação entre as percepções dos estudantes sobre a plataforma e os seus níveis de satisfação com o uso das LMS, considerando a sua contribuição para o desenvolvimento de competências para a comunicação online, para o trabalho colaborativo e para a autonomia. Com uma abordagem quantitativa, o estudo integra a análise estatística das respostas a um questionário online aplicado aos 3740 estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado da Universidade de Lisboa que usaram as plataformas LMS como apoio ao ensino presencial no ano letivo 2012/13. As 604 respostas analisadas permitem conhecer a opinião dos estudantes sobre o uso destes sistemas. Os resultados revelaram a existência de correlação significativa entre a percepção dos estudantes e a sua satisfação com as plataformas. Os estudantes reconhecem que o uso da plataforma torna-os mais autônomos para o estudo e que aprenderam mais nas disciplinas onde os docentes tiraram proveito destes sistemas online. 

Biografia do Autor

Wannise de Santana Lima, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa, Portugal

Doutoramento em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação, Universidade de Lisboa. E-mail: wannise.lima@campus.ul.pt

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2018-10-08

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Artigos