<strong>A AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DA LEITURA: RELAÇÕES ENTRE OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E A PRÁTICA EDUCATIVA</strong>

Autores

  • Jassen Felipe Silva Centro Acadêmico do Agreste no Núcleo de Formação Docente – UFPE
  • Renata Araújo Jatobá de Oliveira Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão – PE

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem - avaliação da língua portuguesa - avaliação da leitura.

Resumo

Este artigo apresenta resultados referentes a um estudo qualitativo-indiciário (SUASSUNA, 2007; GINZBURG, 1998) na área da avaliação da compreensão leitora, que teve como objetivo analisar a prática avaliativa desenvolvida pelas professoras da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e suas concepções acerca do desenvolvimento da leitura para a formação do leitor crítico. Com base em estudos de importantes teóricos que embasam o fazer docente consciente, sistemático e intencional da avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 1999; PERRENOUD, 1999; SILVA, 2003), refletimos a avaliação da aprendizagem em língua portuguesa e, por fim, tratamos da avaliação da leitura (LEAL, 2003; SUASSUNA, 2006; BESERRA, 2006). Foram utilizados como procedimento metodológico a entrevista, a observação e a análise do material avaliativo utilizado por duas professoras do 1o e 2o anos / 2o ciclo, de uma escola municipal de referencia do Recife. A análise dos dados apontou que possivelmente, pela prática das professoras estarem baseadas no desenvolvimento de diferentes estratégias de leitura e de avaliação da leitura, favorece a formação do leitor crítico.

Biografia do Autor

Jassen Felipe Silva, Centro Acadêmico do Agreste no Núcleo de Formação Docente – UFPE

Pedagogo pela Fafire, Mestre e Doutor em Educação pelo Núcleo de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica da UFPE. Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste no Núcleo de Formação Docente – UFPE e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE.

Renata Araújo Jatobá de Oliveira, Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão – PE

Mestre em Educação pelo Núcleo de Didática de Conteúdos Específicos – Linguagem – do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora da PCR (Prefeitura da Cidade do Recife). Membro da Rede de Pesquisadores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, PCR. Técnica Pedagógica da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão.

Downloads

Edição

Seção

Artigos