CRECHE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA ALÉM DO EDUCAR E CUIDAR

Autores

  • Neide Aquino Noffs Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
  • Rita de Cássia M. Oliveira André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p139-168

Palavras-chave:

Currículo. Bebê e Criança Pequena. Múltiplas Linguagens. Ambientes de Aprendizagem. Creche.

Resumo

Este artigo realizado na linha de pesquisa Formação de Educadores, tem como objetivo verificar e compreender como a intencionalidade pedagógica na prática dos professores de creche e a capacidade inventiva e inteligente dos saberes dos bebês e crianças pequenas, alinhavados pela afetividade, são conceitos fundantes para a construção de um currículo a partir da escuta das múltiplas formas de linguagem, considerando a observação do que eles já sabem, os indicadores de desenvolvimento motor e cognitivo, e os Indicadores de Risco Psíquico para o Desenvolvimento Infantil (IRDIs). A metodologia é a qualitativa. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e análise documental a luz das concepções de currículo Kramer (2011), Busnel (1997) e os documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil (2009), “Práticas cotidianas na Educação Infantil - Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” (BRASIL, 2009), e entre outros. Esta pesquisa evidência a identificação de dois caminhos, o primeiro, diz respeito à prevalência pelo anonimato, pela generalização e, consequentemente, pelo esvaziamento da subjetividade. O segundo, mostra-se permeado por marcas simbólicas e sustentado por uma visão de currículo que prioriza a intencionalidade educativa na prática dos educadores de bebes e crianças pequenas, a partir da articulação dos  seus direitos em ambientes de aprendizagem, por meio da conscientização da necessidade da escuta para suas múltiplas formas de linguagem, o que possibilitaria transformar a “rotina” em “momentos” e aquele “espaço” em “ambiente”, não só de convivência, mas de aprendizagem entre seus atores.

 

Biografia do Autor

Neide Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

*Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Psicopedagoga. Professora titular do departamento Formação Docente, Gestão e Tecnologias. Coordenadora do Pibid-PUC-SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo na linha de pesquisa Formação de Educadores. Líder de pesquisa CNPq em educação infantil e o brincar.

Rita de Cássia M. Oliveira André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

** Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coach educacional na empresa Greekie, responsável pela implantação e acompanhamento dos projetos educacionais no setor público e na rede Sesi. Possui experiência na área de educação, com ênfase em administração de sistemas educacionais, educação infantil, ensino fundamental e formação de professores.

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Publicado

2018-04-01

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Artigos