FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Daniela Karine Ramos, Fabiana Lopes Ribeiro

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar as contribuições de um curso de formação continuada a distância, que aborda os conselhos escolares e a gestão democrática, para atuação profissional de seus egressos. As características do processo de formação proposto, que inclui a investigação e o levantamento de dados para elaboração de um plano de ação bem como o envolvimento de diferentes instituições e atores sociais, permite estabelecer aproximações com a abordagem Pesquisa e Inovação Responsáveis. A pesquisa realizou-se por meio de um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1113 participantes. Os resultados evidenciaram que as contribuições do curso foram muitas, sobretudo na aquisição e/ou ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, seguida pela sensibilização e motivação sobre a importância dos Conselhos Escolares e da gestão democrática da educação. Assim, conclui-se que a valorização da atuação profissional no processo de formação, pelo levantamento de informações e planejamento de ações, repercutiu sobre o contexto social, valorizando ações que privilegiam a gestão democrática para melhoria da qualidade da educação.


Palavras-chave


Conselhos Escolares. Participação. Pesquisa e Inovação Responsáveis.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p286-314

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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