FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Lopes Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p286-314

Palavras-chave:

Conselhos Escolares. Participação. Pesquisa e Inovação Responsáveis.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as contribuições de um curso de formação continuada a distância, que aborda os conselhos escolares e a gestão democrática, para atuação profissional de seus egressos. As características do processo de formação proposto, que inclui a investigação e o levantamento de dados para elaboração de um plano de ação bem como o envolvimento de diferentes instituições e atores sociais, permite estabelecer aproximações com a abordagem Pesquisa e Inovação Responsáveis. A pesquisa realizou-se por meio de um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1113 participantes. Os resultados evidenciaram que as contribuições do curso foram muitas, sobretudo na aquisição e/ou ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, seguida pela sensibilização e motivação sobre a importância dos Conselhos Escolares e da gestão democrática da educação. Assim, conclui-se que a valorização da atuação profissional no processo de formação, pelo levantamento de informações e planejamento de ações, repercutiu sobre o contexto social, valorizando ações que privilegiam a gestão democrática para melhoria da qualidade da educação.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora no Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Fabiana Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC.

 

 

Referências

ANDRONIC, Răzvan-lucian et al. Opinions about Distance Learning in Romania – A Comparative Research. Procedia - Social And Behavioral Sciences, n.l., v. 69, p.2151-2155, dez. 2012. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.12.180>. Acesso em: out. 2017.

BACKES, Vânia Marli Schubert et al. A educação continuada dos alunos egressos: compromisso da universidade? Rev. bras. enfermagem, Brasília, v. 55, n. 2, p. 200-204, Feb. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 out. 2017.

BAHIA, Norinês P. Curso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos. Acta Scientiarum Education, Universidade Estadual de Maringá s.l., n.3, v. 37, p.301-312, 1 jul. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.24388>. Acesso em: out. 2017.

BARDIN, Laurente. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 2.896 de 16 de setembro de 2004. Disponível em: <http://sites.unasp.edu.br/portal/secretariageral/Documentos/BDE/2004-2/624-21-09-04.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Caderno 1. Brasília: MEC, SEB, 2004a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática na escola pública. Elaboração: Genuíno Bordignon. – Brasília: MEC, SEB, 2004b.

CARVALHO, Luís Miguel. Acerca do papel do conhecimento nas políticas públicas de educação: inquirindo instâncias e atores de mediação. Revista Contemporânea de Educação. v. 2, n. 4, dez. 2011. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1524>. Acesso em: 04 out. 2017.

CHOI, Hee Jun; PARK, Ji-Hye. Testing a path-analytic model of adult dropout in online degree programs. Computers & Education, v. 116, p. 130-138, 2018.

CISLAGHI, Renato et al. Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, v. 13, n. 1, p.1-10, jul. 2015.

COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; BRYAN, Newton Antonio Paciulli. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD -

Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 174-191, Abr. 2014. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/etd/article/view/5550/5162>. Acesso em: 02 maio 2016.

DALLA CORTE, Marilene Gabriel, et al. Conselhos municipais e gestão educacional: a formação continuada à distância e seus movimentos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 154-173, abr. 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1335>. Acesso em: 14 out. 2017.

DAZZANI, Maria Virgínia Machado, LORDELO, José Albertino Carvalho. A importância dos estudos com egressos na avaliação de programas. In. LORDELO, José Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia Machado. (Orgs). Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. Salvador: EDUFBA, 2012.

DIAS, Maria Lucia. Potenciais da formação continuada a distância para aquisição de (novas) competências profissionais. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 18., 2012, São Luiz. ANAIS... Canoas (RS): Abed, 2012. p. 1 - 10.

DURSUN, Tolga; OSKAYBAş, Kader; GÖKMEN, Cansu. The Quality Of Service Of The Distance Education. Procedia - Social And Behavioral Sciences, [s.l.], v. 103, p.1133-1151, nov. 2013.

EUROPEAN COMMISSION. Responsible research and innovation. 2011. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/responsible-research-innovation>. Acesso em: 10 mar. 2018.

EUROPEAN COMMISSION. Science with and for Society. Horizon 2020. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/science-and-society>. Acesso em: 19 maio 2018a.

EUROPEAN COMMISSION. Public Engagement in Responsible Research and Innovation. Horizon 2020. Disponível em: <https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/node/766>. Acesso em: 18 maio 2018b.

FERRUGINI, Lílian; CASTRO, Cleber Carvalho de. Repercussões socioeconômicas do curso piloto de administração da UAB na visão de egressos e coordenadores. Educ. Pesqui., v. 41, n. 4, p.993-1008, dez. 2015. Fap-UNIFESP (SciELO). Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201506132787>. Acesso em: out. 2017.

GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, Apr. 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:4 out. 2017.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2011.

HOLMGREN, Robert. Preparations for Practical Exercises in Vocational Education: Can ICT-based Distance Instruction be an Alternative to Face-to-face Instruction?An Empirical Contribution. Procedia - Social And Behavioral Sciences, [s.l.], v. 46, p.1152-1161, 2012. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.05.266>. Acesso em: out. 2017.

LUIZ, Maria Cecília et al. Plano de Ação dos cursistas para o fortalecimento do conselho escolar. In: LUIZ, Maria Cecília (Org.). Conselho escolar: Algumas Concepções e Propostas de Ação, São Paulo: Xamã, 2010.

MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 43, n. 2, p.481-485, jun. 2009. Fap UNIFESP (SciELO). Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000200031>. Acesso em: out. 2017.

MOODLE GRUPOS. Ambiente virtual de Aprendizagem: Moodle. Florianópolis: UFSC, 2015.

MOORE, Michael G., KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad.: Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

OKADA, Alexandra. Responsible research and innovation in science education report. Milton Keynes: The Open University UK – Knowledge Media Institute, 2016. Disponível em: <https://www.engagingscience.eu/en/documents/>. Acesso em: 21 mar. 2018.

OWEN, Richard; MACNAGHTEN, Phil; STILGOE, Jack. Responsible research and innovation: From science in society to science for society, with society. Science and public policy, v. 39, n. 6, p. 751-760, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/scipol/scs093

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. Reunião Anual da Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social. 2007, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT05-2780--Int.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.

PINTO, Sônia Maria et al. Argumentação de estudantes da educação básica sobre dilemas sócio-científicos no Projeto ENGAGE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 1, p. 207-228, 2018.

POZDNYAKOVA, Oksana; POZDNYAKOV, Anatoly. Adult Students’ Problems in the Distance Learning. Procedia Engineering, v. 178, p. 243-248, 2017.

RAMOS, Daniela K. Guia do Aluno. Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares. Florianópolis: UFSC, 2015.

RIBEIRO, Silvar F.; PINTO, Sonia M. C.; OKADA, Alexandra L. P. Formação continuada de professores para o uso de dilemas sócio científicos com elementos de ubiquidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 1, p. 107-124, 2017.

SEVERINO, Fabio; et al. Distance education: the role of self-efficacy and locus of control in lifelong learning. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 28, 2011, p. 705-717.

SOUZA, Geisa Colebrusco de et al. Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 49, n., p.90-97, dez. 2015. Fap UNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0080-623420150000800013. Acesso em: out. 2017.

STARK, Christina M. et al. Online Course Increases Nutrition Professionals' Knowledge, Skills, and Self-Efficacy in Usingan Ecological Approach to Prevent Child hood Obesity. Journal of Nutrition Education and Behavior, [s.l.], v. 43, n. 5, p.316-322, set. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jneb.2011.01.010. Acesso em: 14 out. 2017.

SUTCLIFFE, Hilary. A report on responsible research and innovation. European Commission, 2011. Disponível em: <http://www.diss.unimi.it/extfiles/unimidire/243201/attachment/a-report-on-responsible-research-innovation.pdf> Acesso em: 15 mar. 2018.

TITMUS, Colin J. (Ed.). Lifelong education for adults: An international handbook. Elsevier, 2014.

TORRES, Patrícia Lupion et al. Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 55, 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"