FOLHETIM LORENIANAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira UNIFATEA
  • João Augusto Mattar Neto Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p341-363

Palavras-chave:

Formação profissional. Interdisciplinaridade. Pedagogia de projetos. Métodos de pesquisa.

Resumo

Este artigo reflete sobre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos com dois elementos da abordagem da pesquisa e inovação responsáveis: engajamento público e acesso aberto. Seu objetivo é refletir como essas duas estratégias podem ser combinadas em pesquisas na área da educação. Envolve uma revisão de literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e um estudo de caso em um curso superior de Letras em um Centro Universitário do interior do estado de São Paulo, com coleta de dados por análise de documentos, observação participante e questionários. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é o suplemento literário Folhetim Lorenianas. O projeto emprega o princípio do engajamento público da pesquisa e inovação responsáveis, por exemplo, com as entrevistas realizadas pelos alunos do curso com os membros da Academia de Letras de Lorena e a consequente participação dos acadêmicos na pesquisa. Aplica também o princípio do acesso aberto, já que o processo e o produto foram compartilhados na plataforma virtual, possibilitando que toda a comunidade possa participar e usufruir dos resultados da pesquisa. A combinação entre um projeto interdisciplinar, metodologias ativas e esses princípios gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. O artigo conclui que a conjugação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos com base em princípios da abordagem da pesquisa e inovação responsáveis mostra-se uma contribuição promissora para as pesquisas na área da educação.

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"