CIÊNCIA NA PRAÇA: UM DIÁLOGO COM A RESPONSABILIDADE E INOVAÇÃO NA PESQUISA

Autores

  • Karine Pinheiro de Souza Pós-doc Universidade de Aveiro
  • Rafael dos Santos da Silva UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Ferraz de Abreu Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p315-340

Palavras-chave:

Responsabilidade e Inovação na Pesquisa. Pesquisa Participante. Ciência na Praça.

Resumo

O texto apresenta os resultados da análise da experiência denominada de Ciência na Praça, realizada no Estado do Ceará, no primeiro semestre de 2017. O presente trabalho formulou como ponto de partida a seguinte indagação: - quais os desafios para a implementação da abordagem referente à Responsabilidade e Inovação na Pesquisa (RRI)? Em busca de respostas, estabelecemos como objetivo geral: explorar a ação ‘Ciência na Praça’, a partir da abordagem RRI. A metodologia concorreu para elaborar um estudo de campo de cunho descritivo, por meio da observação participante, questionário semiestruturado e nuvem de palavras para identificar percepções iniciais em relação à temática. Concluímos ser necessário repensar novas abordagens curriculares para a difusão do conhecimento, sendo a RRI um importante instrumento para superar a invisibilização, derrubar as assimetrias curriculares e promover engajamento por meio de diálogos participativos.

Biografia do Autor

Karine Pinheiro de Souza, Pós-doc Universidade de Aveiro

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa - Universidade do Minho/Portugal. Mestra em Políticas Públicas e Planejamento - UECE, Especialização em Informática Educativa-UFRGS, graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Foi professora substituta da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordenou o Projeto Agentes Digitais(UFCVirtual), objeto de estudo no doutorado, foi pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMi) - Open University - Reino Unido. Foi orientadora da Célula de Formação de Professores na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC - CE. Tem experiência formação de professores em projetos interdisciplinares. Atua no desenvolvimento de pesquisas nos temas: inclusão digital, gestão de ambientes virtuais, desing instrucional, cenários ubíquos Com vinculo nos grupos de pesquisa: Processos Educacionais, B-learning e inclusão digital ( UEGRS) e Colearn ( KMI/Open University/UK). Com premiação na área de TIC, com o projeto RiverWalk Brasil, parceria com Universidade de Michigan, Edital Economia Criativa na categoria Formação para competências criativas - Ministério da Cultura.

Rafael dos Santos da Silva, UFC - Universidade Federal do Ceará

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Pedro Ferraz de Abreu, Universidade de Aveiro

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"