METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: PARA ALÉM DA SUA APLICAÇÃO, QUANDO FAZEM A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS?

Autores

  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Formação Profissional, Mediação Pedagógica, Protagonismo do Aluno

Resumo

O objetivo a que nos propomos neste artigo é identificar em que condições a utilização das Metodologias Ativas no Ensino Superior faz realmente a diferença na formação de profissionais. Para responder a este objetivo trazemos, numa abordagem de pesquisa qualitativa,  um estudo  teórico desta questão buscando  os significados com os quais  autores  contemporâneos como Ken Bain, Hargreaves, Imbernón, Pozo, Saturnino de la Torre, Veen, Vrakking, Zabalza, Moran , Bacich e Masetto vêm  discutindo este objetivo. Relacionamos estes estudos com nossa experiência docente, pesquisas e publicações desde 2007 sobre essa temática. Isso nos permitiu apresentar  algumas respostas às indagações feitas. Para que as Metodologias Ativas façam a diferença no ensino superior,sua utilização deve estar integrada aos objetivos de formação profissional, ao protagonismo do aluno e a uma atitude de mediação pedagógica do professor.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos