<strong>ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UMA CONCEPÇÃO CURRICULAR PARA A EFETIVAÇÃO DE ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR</strong>

Autores

  • Juliana Rezende Torres Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação ambiental escolar crítico-transformadora, currículo crítico, formação de professores, políticas públicas, Abordagem Temática Freireana.

Resumo

Este estudo pressupõe que a Pedagogia Freireana pautada em uma concepção de educação libertadora, uma vez transposta para o contexto da educação escolar – o que caracteriza a dinâmica de Abordagem Temática Freireana - carrega, intrinsecamente, a potencialidade de efetivação de atributos da Educação Ambiental escolar em uma perspectiva Crítico-Transformadora. Assim, objetiva-se identificar os principais atributos da Educação Ambiental escolar no contexto de desenvolvimento da Educação Ambiental, no Brasil, de forma a explicitar a presença desses atributos no âmbito da dinâmica freireana acima mencionada, a qual está voltada à organização da práxis curricular interdisciplinar via temas geradores. Com base no estudo do movimento ambientalista no mundo e no Brasil, apresenta-se uma síntese dos atributos da Educação Ambiental a serem desenvolvidos no âmbito da educação escolar, explicitando-se a presença de alguns destes atributos no contexto da dinâmica de Abordagem Temática Freireana, a qual foi reconstituída a partir de um exemplar.

Biografia do Autor

Juliana Rezende Torres, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação, Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Pesquisadora pós-doc (PPGECT/UFSC)

Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Genética Humana e Médica, Doutora em Genética Humana e Médica, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC

Downloads

Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Artigos