Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos à DELTA devem ser enviados pelo sistema, da seguinte maneira:

(0) Os trabalhos devem ser enviados somente em resposta a edital de chamada de trabalhos, respeitado o período de submissão estipulado. Não serão aceitos trabalhos fora do período de vigência do edital corrente. O edital atual tem vigência em aberto a partir de maio de 2018.

(1) e o/s autor/es não possui/rem cadastro ainda, favor clicar aqui.

(2) no cadastro, preencher principalmente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo), e no campo "Resumo da Biografia" definir sua titulação mais alta, lugar de trabalho e função de cada um.

(3) Todos os autores devem ser doutores.  Não doutores podem enviar trabalhos desde que acompanhados e encaminhados por um doutor.

Depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema: clique aqui.

Notas de rodapé

Devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1. Se houver nota no título, esta recebe asterisco e não numeração. As notas não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. Não usar notas finais ('endnotes').

Referências bibliográficas

As referências devem ser feitas no corpo do trabalho, segundo os exemplos:

  • ... como mostram Halliday e Matthiessen (2004:152)...;
  • referências após citação: ...(Halliday e Matthiessen 2004:152);
  • no caso de paráfrase (cf. Chomsky 1995:152).
  • Nunca usar idem ou idemibidem.

Ênfase: usar itálico, não sublinhar.

Lista de referências: Utilizar a expressão REFERÊNCIAS.

As entradas devem estar em ordem alfabética, sem numeração e sem espaço entre uma e outra.

O formato das referências deve seguir o modelo abaixo:

LABOV, William. 2001. Principles of Linguistic Change. Massachusetts/Oxford: Blackwell.

LOBATO, Lúcia. 2000. Formal features and parameter setting: A view from Portuguese past participles in romance future tense. DELTA, 16/Especial: 99-128.

OLIVEIRA, Marco Antonio; BRAGA, Maria Luiza. 1997. On Focussing sentences in Brazilian Portuguese. In: GUY, Gregory R.; FEAGIN, Crawford; SCHIFFRIN, Deborah; BAUGH, John. (Eds.). Towards a Social Science of Language. Vol.2: Social Interactional Discourse Structures. Amsterdam: John Benjamins.

Ilustrações

Tabelas, gráficos, desenhos, quadros e árvores devem ser numerados e ter título. Apenas as iniciais do título devem estar em maiúsculas. Enviar em arquivo separado em pdf.

Título, Resumo e Palavras-chave

Se o trabalho for escrito em português ou em inglês, deve conter título,  abstract (de no máximo 100 palavras) e quatro palavras-chave nessas duas línguas.

Se o trabalho for escrito em espanhol, deve conter título, abstract (de no máximo 100 palavras) e quatro palavras-chave em três línguas, nesta ordem: espanhol, português e inglês.

Se o trabalho for escrito em francês, deve conter título, abstract (de no máximo 100 palavras) e quatro palavras-chave em três línguas, nesta ordem: francês, português e inglês.

Recomenda-se que sejam revistos por falantes nativos dos respectivos idiomas.
 
Resenhas

A revista não aceita obras que tenham sido publicadas há mais de um ano a contar do ano de submissão da resenha. Por exemplo, se a submissão for feita em 2017, a obra deve ter sido publicada de 2016 em diante (2017, 2018...). Porém, se a submissão for feita em 2017 e a obra fora publicada em 2015, por exemplo, a editoria não a aceitará. O formulário online aceitará o envio, mas a submissão será recusada em seguida pela editoria.

Anexos

Caso existam, devem ser colocados depois das Referências, precedidos da palavra Anexo. Para anexos excepcionais, incluir referência bibliográfica completa.

DELTA detém o "copyright" dos trabalhos a ela submetidos, exceto nos casos em que está impresso o contrário. Os trabalhos submetidos à revista não devem, sob hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

Tamanho

  • ARTIGO: até 8.000 palavras.
  • RESTROSPECTIVA, DEBATE: até 8.000 palavras;
  • QUESTÕES E PROBLEMAS: até 5.000 palavras;
  • RESENHA: até 3.000 palavras;
  • NOTAS DE LIVROS: até 1.000.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho está sendo submetido em resposta a edital de chamada de trabalhos, respeitado o período de submissão estipulado. Não serão aceitos trabalhos fora do período de vigência do edital corrente. O edital atual está em vigência a partir de maio de 2018, por tempo indenterminado. Vide o edital em: http://corpuslg.org/delta/call_edital_llamada_delta_2018-05_all.pdf

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  3. O trabalho não contém trechos idêntidos a trabalhos já publicados, do mesmo autor ou de outros, a menos que a fonte e autoria desses trechos sejam identificadas propriamente. Caso contrário, a submissão se encaixará na condição de plágio ou autoplágio, o que acarretará na sua rejeição. Caso o plágio ou autoplágio venha a ser identificado em trabalho já publicado pela DELTA, esse trabalho terá sua publicação revogada.

  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  5. O trabalho submetido não está disponível, inteiro ou parcialmente, na Internet ou impresso, de tal modo que seja possível identificar sua autoria.
  6. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  8. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  9. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.

     

  10. Se o trabalho for escrito em português ou em inglês, contém título,  abstract (de no máximo 100 palavras) e quatro palavras-chave nessas duas línguas.

    Se o trabalho for escrito em espanhol, contém título, abstract (de no máximo 100 palavras) e quatro palavras-chave em três línguas, nesta ordem: espanhol, português e inglês.

    Se o trabalho for escrito em francês, contém título, abstract (de no máximo 100 palavras) e quatro palavras-chave em três línguas, nesta ordem: francês, português e inglês.

     
  11. Apenas para resenhas: A obra foi publicada há no máximo um ano a contar do ano de submissão da resenha.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.