Softwares e hardwares de análise acústica da voz e da fala

Autores

  • Ana P. Mendes Terapeuta da Fala, Doutorada em Speech Science; Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora no Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro, Universidade de Aveiro.
  • Lénia J.L. Ferreira Terapeuta da Fala no Centro Helen Keller, Licenciada em Terapia da Fala.
  • Eugénia Castro Assistente Hospitalar Graduada de Otorrinolaringologia e Coordenadora da Consulta da Voz do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Vila Nova da Gaia/Espinho, E.P.E.; Coordenadora da Unidade da Voz do Hospital Cuf Porto.

Palavras-chave:

análise acústica da voz e da fala, software e hardware, reabilitação vocal, otimização vocal, habilitação vocal.

Resumo

Este artigo consiste numa revisão sobre as funcionalidades de softwares e hardwares de análise acústica da voz e da fala. Numa primeira fase foi feita a pesquisa e seleção daqueles que o mercado disponibiliza e que são mais utilizados pelos profissionais de saúde destas áreas. Em seguida, reuniram-se dados sobre os parâmetros mais pertinentes, no que respeita à análise da voz e da fala, síntese da fala e intervenção terapêutica. Recolheram-se também informações sobre as especificidades técnicas de cada um. Numa última fase foram reportados os softwares e hardwares mais indicados para as práticas clínica, pedagógica e científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Mendes, A. P., Ferreira, L. J., & Castro, E. (2012). Softwares e hardwares de análise acústica da voz e da fala. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13159

Edição

Seção

Comunicações