Programa de Orientação Fonoaudiológica e Psicológica para Familiares de Pacientes Lesionados Cerebrais

Autores

  • Natalia Gutierrez Carleto Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Marina Godoy Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Magali Caldana Faculdade de Odontologia de Bauru

Palavras-chave:

relações familiares, transtorno de linguagem, psicologia

Resumo

Introdução: A linguagem é responsável pela interação com o outro, com o mundo e consigo mesmo. A dificuldade de linguagem pode causar ao indivíduo prejuízos em suas relações familiares e sociais. Objetivo: desenvolver e avaliar o programa de orientação fonoaudiológica e psicológica aos familiares de pacientes lesionados cerebrais adultos. Método: Foram convidados a participar do programa todos os familiares de pacientes atendidos no estágio de linguagem em adulto, na clínica de fonoaudiologia da instituição de origem. O programa foi desenvolvido no período de setembro a novembro de 2010, com 21 familiares, em 9 encontros com duração de 50 minutos cada encontro, sendo 3 com temáticas da Fonoaudiologia e 6 da Psicologia. Em todos os encontros estavam presentes a fonoaudióloga e a psicóloga. Foram utilizados boletins informativos elaborados pelas pesquisadoras. Ao término dos encontros, foi aplicado um questionário final para uma avaliação quantitativa e qualitativa do programa. Resultados: Responderam ao questionário 18 familiares, 100% afirmaram que o programa de orientação atendeu as expectativas do grupo, 89% tiveram a oportunidade de transmitir os assuntos abordados nesses encontros para outros familiares e 83% a disponibilidade para participar de todos os encontros. Conclusão: Os benefícios do programa foram constatados pelos familiares, com ênfase nos aspectos sobre os temas abordados.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Gutierrez Carleto, Faculdade de Odontologia de Bauru

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências, área de concentração: Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru.

Marina Godoy, Faculdade de Odontologia de Bauru

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Magali Caldana, Faculdade de Odontologia de Bauru

Fonoaudióloga, Livre docente do departamento de Fonoaudiologia.

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Carleto, N. G., Godoy, M., & Caldana, M. (2016). Programa de Orientação Fonoaudiológica e Psicológica para Familiares de Pacientes Lesionados Cerebrais. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/24696

Edição

Seção

Artigos