Formação continuada de professores para o atendimento educacional bilíngue de alunos surdos

Autores

  • Flávia Regina Valente da Silva Universidade Tuiuti do Paraná
  • ana cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná
  • Daniel Vieira da Silva Centro universitário Internacional - Uninter

Palavras-chave:

surdez, educação continuada, linguagem.

Resumo

Objetivo analisar sob o ponto de vista de professores acerca da implementação de um processo de formação continuada de professores para o atendimento educacional bilíngue – AEB. Métodos: A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal e de uma entrevista realizada com 15 professores que participaram do processo de formação. A pesquisa qualitativa fundamenta-se em uma abordagem sócio-histórica de linguagem. Resultados: Por intermédio da análise dos enunciados foram identificadas três categorias de análise: a) as expectativas que levaram os professores a participarem da formação continuada para o AEB de alunos surdos; b) Os modos como os professores perceberam e experenciaram a formação continuada para o AEB de alunos surdos; c) sugestões para a continuação da formação continuada. Conclusão: percebe-se que a formação continuada pautada em práticas dialógicas significativas, ancoradas numa perspectiva sócio-histórica da linguagem, pode se configurar como uma alternativa para que o professor possa tornar-se sujeito de sua própria prática e de sua formação.

 

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Valente da Silva, F. R., Guarinello, ana cristina, Berberian, A. P., & Vieira da Silva, D. (2016). Formação continuada de professores para o atendimento educacional bilíngue de alunos surdos. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/25642

Edição

Seção

Artigos