Sobre a Revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

PROJETO EDITORIAL

A revista Ensino da Matemática em Debate, revista on line, desde 2020, do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, com regularidade quadrimestal. Ela tem por objetivo abrir um espaço de comunicação do Programa com os professores de Matemática do Ensino Básico e Superior. É pretendido divulgar análises, discussões, pesquisas, relatos de experiência que contribuam com a prática docente do professor do Ensino Básico. E reserva um cantinho desse espaço para divulgar fatos do PEPG da PUC-SP para os professores e alunos do curso, de mestrado e doutorado, em Educação Matemática da PUC/SP.

Nessa revista serão acolhidos artigos, resultados de pesquisa e ou relatos de experiências, sobre abordagens de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Básico; sobre dificuldades de aprendizagem; sobre formação de professores de Matemática; sobre gestão de sala de aula, sobre políticas públicas para a Educação, e temas correlatos. Há espaço reservado à discussão de temas da atualidade como exames nacionais de avaliação, interdisciplinaridade e ensino da Matemática, uso de novas tecnologias, e outros dessa natureza.

Está prevista a divulgação de resenhas de livros, de artigos, softwares ou outros materiais de interesse do Programa, e trabalhos de conclusão de cursos, bem como de projetos de iniciação científica dos alunos do curso da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP. Serão aceitas produções de convidados.

Os artigos serão apresentados na língua em que foram submetidos, com resumos em português e em outra dentre as línguas: espanhol ou inglês.

Para serem selecionados os artigos devem receber duas aprovações. Os pareceristas serão preferivelmente os do comitê editorial, mas podem ser escolhidos também avaliadores ad hoc. Os autores receberão cópias das avaliações.

Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.

Comitê Editorial

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Sonia Igliori
  • Vanderson Menezes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos, Resenhas e Entrevistas

Editores
  • Sonia Igliori
  • Vanderson Menezes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Atualidades a respeito do ensino e aprendizagem da Matemática

Editores
  • Sonia Igliori
  • Vanderson Menezes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Discussões, Debates e Questões dos Leitores

Editores
  • Sonia Igliori
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

PALESTRAS DE EVENTOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Introdução de número especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção de artigos e ou relatos de experiência faz-se mediante a aprovação de dois pareceristas do Comitê Científico ou ad hoc. O Comitê Científico é composto pelos professores do Departamento de Matemática da PUC/SP e por outros pareceristas de outras instituições. Os pareceres serão enviados aos autores.

 

Periodicidade

Os itens da revista são publicados coletivamente, quando o sumário estiver pronto.

A periodicidade da publicação iniciou-se como semestral. Contudo, a paritr de 2018, ela passa a ser quadrimestral (Abril, Agosto, Dezembro).

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Gratuidade de Publicação e Divulgação

Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconheciemento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.

A revista Ensino da Matemática em Debate incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.

 

 

Catalogação na Fonte

Ensino da Matemática em debate / Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. - v.1, n.1 (2014). - São Paulo : o o Programa, 2014-

Semestral
Quadrimestral (a partir de 2018)
ISSN 2358-4122

1. Educação matemática-Estudo e ensino. I. Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, Departemento de
Matemática.

                                                              CDD 510.7

Bibliotecária:Erci Goncalves de Amorim Souza - CRB 8a/5592