Aportes dos processos do Pensamento Matemático Avançado para a reflexão do professor sobre sua “forma” de pensar a Matemática

Autores

  • Silvia Dias Alcântara Machado PUC/SP
  • Barbara Lutaif Bianchini PUC-SP

Palavras-chave:

Formação continuada, Professor de matemática, Processos do Pensamento Matemático Avançado

Resumo

Resumo

Neste artigo descrevemos parte de uma pesquisa que visou investigar os possíveis aportes do conhecimento sobre os Processos do Pensamento Matemático Avançado –PMA- para a reflexão do professor sobre seu próprio saber. A pesquisa tem as características de um estudo de caso, realizado em três encontros de duas horas cada um, com doze professores de matemática em formação continuada. Os resultados revelam que as discussões, sobre processos do PMA, permitiram aos sujeitos passarem de uma reflexão inicial focada nos procedimentos matemáticos a uma reflexão mais ampla e profunda sobre os próprios saberes.

Palavras chave: Formação continuada; Professor de matemática; Processos do Pensamento Matemático Avançado.

Abstract

In this paper we describe part of a research that aimed to investigate the possible contributions of knowledge about the Processes of Advanced Mathematical Thinking –AMT- to the reflection of teachers on their own knowledge. The research has the characteristics of a case study, conducted in three meetings of two hours each, with twelve in-service mathematics teachers. The results reveal that discussions on AMT processes allowed to move from an initial reflection focused on mathematical procedures to a broader and deeper reflection on their own knowledge.

Keywords: In-service teachers’ education; Mathematics teacher; Processes of Advanced Mathematical Thinking.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALARCÃO, I. (2004). Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.

ALARCÃO, I. (1996). (org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora.

ANDRÉ, M.E.D.A. (2005). Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber.

DREYFUS,T. (1991). Advanced Mathematical Thinking Processes. En: TALL ,D.(Ed..) Advanced Mathematical Thinking (pp.25-41). Dordrecht: Kluwer.

DUVAL, R.. (2003). Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia D. A. Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, p. 11-34.

CHARLOT, B. (2005). Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artes Médicas.

SCHÖN, D.A. (2000). Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 256p.

TALL ,D. (1991). Advanced Mathematical Thinking (pp.25-41). Dordrecht: Kluwer.

URSINI,S & ESCAREÑO, F. & MONTES, D. & TRIGUEROS, M. (2005). Enseñanza de álgebra elemental: una propuesta alternativa. Mexico: Trillas.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Edição

Seção

Artigos