O jogo na atividade pedagógica: implicações para a organização do ensino de matemática no primeiro ano<br>The game in pedagogical activity: implications for the organization of teaching math in first year

Autores

  • Ingrid Thaís Catanante
  • Elaine Sampaio Araújo Professora Doutora da FFCLRP/ USP

Palavras-chave:

jogo, organização do ensino de matemática, perspectiva histórico-cultural

Resumo

Resumo

Com a ampliação do ensino fundamental para nove anos (Lei nº11274 de 2006) intensificou-se o debate acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o jogo como recurso pedagógico. O objetivo deste texto é discutir qual tem sido o lugar do jogo na organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental a partir da compreensão acerca do processo de aprendizagem nas atividades do jogo e do estudo, sob o marco teórico da perspectiva histórico-cultural. Neste sentido, apresentamos a análise de duas atividade de ensino presentes em um material didático e refletimos sobre uma possível relação entre estas atividades, as propostas dos documentos oficiais e ao projeto político para educação no Brasil. Nossos resultados apontam para a necessidade de um projeto de educação matemática para a infância, bem como propostas que neguem a antecipação dos conteúdos cobrados em avaliações externas, que se configuram atualmente como meios de organização curricular voltados apenas ao produto.

 

Abstract

With the expansion of primary education to nine years (Law No. 11274 of 2006) intensified the debate about the importance of play to children's development and games as a pedagogical resource. The objective of this paper is to discuss what has been the play place in the organization of mathematics teaching in the first year of elementary school from the understanding of the learning process in game activities and study, in the theoretical framework of historical perspective cultural. In this sense, we present the analysis of two teaching activity present in didactic material and reflect on a possible relationship between these activities, the proposals of official documents and political project for education in Brazil. Our results point to the need for a project of mathematics education for young children, as well as proposals that deny the anticipation of the contents collected in external evaluations, which is currently configured as means of curriculum organization geared only to the product.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-12-27