Um estudo sobre problemas de tradução relativos às propriedades de limites de função real de uma variável real <br> A study about translation problems concerned to the limit’s properties of a real function of one real variable

Autores

  • Dailson Evangelista Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
  • Mônica Suelen Ferreira de Moraes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Tradução, Propriedades de Limite de Função, Linguagem Matemática.

Resumo

Objetivamos com este trabalho realizar um levantamento dos problemas de tradução relativos às propriedades de limite de função. Para tanto, fizemos uma pergunta para alunos universitários, buscando analisar os erros cometidos na tradução dos enunciados em língua materna para linguagem matemática e vice-versa. Esse levantamento constitui uma parte fundamental em nossa pesquisa de mestrado, cujo objeto de estudo é o conceito de limite de função, viabilizando nosso entendimento acerca das manifestações dos problemas que ocorrem frequentemente no processo de ensino e aprendizagem do conceito de limite de função, e, mais especificamente, de suas propriedades.

 

This work aimed to make a survey of the problems of translation on the properties of threshold function. Therefore, we did a question for college students, seeking to analyze the mistakes in the translation of utterances in language to mathematical language and vice versa. This survey is a key part in our research masters, whose object of study is the concept of limit function, enabling our understanding of the manifestations of the problems that often occur in the teaching and learning of the concept of limit function, and more specifically, of its properties.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dailson Evangelista Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Curso de Licenciatura em Matemática

 

Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Curso de Licenciatura em Matemática

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM)

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

BARON, Margaret. E.; BOS, H. J. M. Curso de história da matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Vol 1-5. Trad. de José Raimundo Braga Coelho. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.

BARRICHELLO, Leonardo. Problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 4.2, p. 164-198, 1983.

FEIO, Evandro dos Santos Paiva. Matemática e linguagem: um enfoque na conversão da língua natural para a linguagem matemática. 2009. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.

GRANGER, Gilles-Gaston. Por um conhecimento filosófico. São Paulo: Perspectiva, Ed. Papirus, 1989.

HEBECHE, Luiz. O mundo da consciência: o ensaio a partir da filosofia da psicologia de L. Wittgensteins. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

MACHADO, Nilson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MENEZES, L. Matemática, linguagem e comunicação. In: Millenium, nº 20, 2000. Disponível em: <http://www.ipv.pt/millenium/20 ect3.htm> Acessado em: 20 jun. 2012.

MORAIS, E. C.; SILVEIRA, M. R. A. da. A linguagem matemática na aprendizagem da média aritmética. In: Revista Pesquisa em Foco: Educação e Filosofia, vol. 4, n. 4, ano 4, Julho 2011.

PINTO, Gisele Teixeira Dias Costa. Uma proposta para o ensino e aprendizagem de limite de função real. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SANTOS, Vinício de Macedo. Linguagens e comunicação na aula de Matemática. In: NACARATO Adair Mendes; LOPES, Celi Espassandin (Org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SIERPINSKA, Anka. Obstacles Épistémologiques relatifs à la notion de limite. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.6.1, p.5-67, 1985.

VIALI, L.; SILVA, M. M. da. A linguagem matemática como dificuldade para alunos do ensino médio. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007. Salvador, BA: SBEM, 2007.

WHITEHEAD, Alfred North. Simbolismo: o seu significado e efeito. São Paulo: Edições 70, 1987.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos