<br>Avaliação de sites por professores de Matemática: a construção de um referencial de análise<br>Websites assessment by math teachers: the construction of an analysis referential

Autores

  • Heitor Antônio Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DELREI

Palavras-chave:

Referencial de Análise, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo principal objetivo foi construir um Referencial de Análise de sites da internet voltados para a Educação Matemática e testar sua utilização com professores da Escola Básica. Este Referencial de Análise foi elaborado a partir de investigações sobre os parâmetros necessários e mais adequados para uma escolha apropriada de sites. Os parâmetros permitem analisar a usabilidade de sites e a adequação destes para as diversas faixas etárias assim como para consulta do próprio professor. Inicialmente foi elaborado um perfil dos professores. Em seguida, em caráter de teste, o Referencial foi utilizado por um grupo de professores e licenciandos cujos resultados também são discutidos neste artigo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BORBA, M. C. (2010). Softwares e internet na sala de aula de matemática. X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e

Diversidade. Salvador, Julho.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. S.; GADANIDIS, G. (2014). Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. São Paulo: Autêntica.

CGI.BR. (2013). TIC EDUCAÇÃO 2013: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil.

D’AMBROSIO, U. A prática na sala de aula. In: Educação matemática: da teoria àprática. Campinas: Papirus, 1996. 121 p., cap. 5, p. 91-108.

D’AMBROSIO, U. (2014). Reflexões sobre conhecimento, currículo e ética. In ARANTES, V. A. (Org.) Ensino de matemática. São Paulo: Summus Editorial.

AUTOR COMPLETAR AUTOR.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. (2007). Indicadores da Qualidade na Educação. São Paulo: Ação Educativa,.

KENSKI, V. M. (2011). Educação e tecnologias: novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus.

LÉVY, P. (2008). Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Coleção TRANS. São Paulo: 34.

MACHADO, N. J. (2014) Ensino de matemática: das concepções às ações docentes. In ARANTES, V. A. (Org.) Ensino de matemática. São Paulo: Summus Editorial.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (2011). Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.

NIELSEN J.; LORANGER, H. (2007). Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Campus.

RÜDIGER, F. (2011). As teorias da cibercultra: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina.

Downloads

Publicado

2015-12-31