CONTRATO DIDÁTICO E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA

Rinaldo Cesar Beltrão, Carla Maria Pinto Souza, Cláudia Patricia Silverio Silva

Resumo


Investiga as negociações, rupturas e efeitos de contrato didático que surgiram durante uma aula do curso de Mestrado em Ensino de Ciências da UFRPE por meio da socialização de uma atividade de Matemática, estando os alunos divididos em grupos por área de conhecimento. O aporte teórico está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas proposta por Guy Brousseau. A pesquisa foi realizada aplicando-se uma sequência didática sobre Progressão Aritmética, do uso da gravação dos diálogos em áudio, enquanto instrumento de construção de dados, da sua transcrição e da análise de seu conteúdo enquanto caminhos para discussão e para instituição de resultados. As informações analisadas apontam o surgimento de diversas regras de contrato que são explicitadas no momento em que professores e alunos se reúnem em torno de um saber.

Palavras-chave


contrato didático; situações didáticas; regras

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