Ações da formadora e a dinâmica de uma comunidade de prática na constituição/mobilização de TPACK <br> Actions of professor and the dynamics of a community of practice in the constitution/mobilization of TPACK

Autores

  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina
  • Loreni Aparecida Ferreira Baldini Professora da SEED-Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p25-48

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Comunidades de Prática, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo.

Resumo

O objetivo do presente artigo é identificar as ações da formadora e a dinâmica de uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática - CoP- FoPMat que contribuíram para constituição/mobilização de Conhecimentos Tecnológicos e Pedagógicos do Conteúdo – TPACK. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativos da prática dessa comunidade no empreendimento de discutir modos de integrar o software GeoGebra no ensino de matemática. Os resultados evidenciaram que as ações da formadora e a dinâmica da CoP promoveram o engajamento mútuo de seus membros no processo de formação, a constituição de um repertório específico que fomentou a construção/mobilização de conhecimentos necessários para integração tecnologias digitais no ensino de Matemática.


The purpose of this article is to identify the actions of the professor and the dynamics of a Community of Practice of Mathematics Teachers Education - CoP-FoPMat that contributed to the constitution/mobilization of Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK. Therefore, a qualitative research of interpretation nature of practice episodes of this community in the project to discuss ways of integrating GeoGebra software in mathematics teaching was done. The results showed that the actions of the professor and dynamics of CoP promoted the mutual engagement of its members in the education process, the establishment of a specific repertoire that fomented the construction/mobilization expertise to integrate digital technologies in mathematics education.


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Biografia do Autor

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro, Doutora em Educação pela USP São Paulo, e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa.

Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Professora da SEED-Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora da SEED-Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

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Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos