Uma discussão sobre legitimidades matemáticas utilizando o contexto dos números irracionais<br>A discussion about mathematical legitimacies using the irrational numbers context

Autores

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas
  • Guilherme Francisco Ferreira
  • Romulo Campos Lins Unesp - Campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p315-333

Palavras-chave:

Atividade Matemática, Matemática do Professor de Matemática, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir legitimidades matemáticas para responder a certos questionamentos sobre a “matemática do professor de matemática” ser considerada um modo de pensar a matemática na formação de professores. Para isso, abordamos as noções de matemática do professor de matemática, matemática do matemático e atividade matemática, na ótica do Modelo dos Campos Semânticos, por meio de comentários hipotéticos sobre a realização de uma proposta de atividade, de cunho histórico, envolvendo os números irracionais. Para concluir, argumentamos sobre a caracterização de atividade matemática ser uma possibilidade de compreender o compartilhamento de legitimidades entre a matemática praticada pelos professores de matemática e a matemática praticada por matemáticos.


This paper aims to discuss mathematical legitimacies as an answer to some questions about “mathematics of the mathematics teacher” as a way to think the mathematics in the mathematics teacher education. In this discussion, we approach the notions of mathematics of the mathematics teacher, mathematics of the mathematician and mathematical activity according to the Model of Semantics Fields, through hypothetical comments about the realization of a task, based on history of mathematics, involving irrational numbers. In conclusion, we argue about the possibility to consider the characterization of mathematical activity as a way of understanding the sharing of legitimacies between mathematics practiced by mathematics teachers and mathematics practiced by mathematicians.


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Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Professora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação Matemática pela Unesp, campus de Rio Claro.

Guilherme Francisco Ferreira

Mestre em Educação Matemática pela Unesp, campus de Rio Claro

Romulo Campos Lins, Unesp - Campus de Rio Claro

Doutor em Educação Matemática pela University of Notthingam, Notthingam, Inglaterra. Professor Livre docente do Departamento de Educação Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro

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Publicado

2018-05-01

Edição

Seção

Artigos