Média aritmética em diferentes situações: identificando níveis de interpretação de estudantes do Ensino Fundamental <br> Arithmetic mean in different situations: identifying elementary school students´ interpretation levels

Autores

  • Robson Da Silva Eugênio Universidade Federal de Pernambuco
  • Liliane Maria Teixeira Lima Carvalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Média aritmética, Educação Estatística, Situações de interpretação da média aritmética.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa interpretações de estudantes do Ensino Fundamental sobre o conceito de média aritmética simples em diferentes situações. Participaram 8 estudantes do 5º ano e 8 estudantes do 9º ano. Eles responderam a um instrumento diagnóstico envolvendo elementos conceituais sobre média aritmética nas situações de pesquisa: contexto familiar, mídia, interpretação de gráficos e cálculo da média. As suas respostas foram categorizadas em quatro níveis: preestrutural, uniestrutural, multiestrutural e relacional. Os estudantes de ambos os anos de escolarização avançaram nos níveis de resposta dadas ao teste, mas os estudantes do 9º ano avançaram mais, colocando assim em evidência a importância do processo de escolarização na construção do conceito da média aritmética.

 

Abstract

This article presents results of a study about the interpretations of elementary school students of arithmetic mean in different situations. The participants were 08 students from 5th grade and 08 students from 9th grade. They answered a diagnostic test with conceptual elements of arithmetic mean in research situations denominated: family context, media, interpreting graphs and averaging. Their responses were categorized into four levels: preestructural, uniestructural, multiestructural and relational. Students from both school years had an improvement of their levels of responses, but 9thgrade students had an improvement more substantial, thus putting in evidence the importance of the educational process in the construction of the concept of arithmetic mean.

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Biografia do Autor

Robson Da Silva Eugênio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Liliane Maria Teixeira Lima Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Docente do Edumatec e do Departamento de Administração escolar e Planejamento Educacional do CE/UFPE

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela University of Warwick, Docente do Edumatec e do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do CE/UFPE

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Publicado

2017-01-15