O Exame Nacional do Ensino Médio e a Construção do Letramento e Pensamento Estatístico <br> The National Exam of Secondary Education and the Construction of Literacy and Statistical Thinking

Autores

  • Fernanda Angelo Pereira UFF
  • Fabiano dos Santos Souza UFF

Palavras-chave:

Educação Estatística, Pensamento Estatístico, Letramento Estatístico, ENEM

Resumo

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso, que teve por objetivo mostrar como está sendo avaliado o Ensino de Estatística por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2015, sob a perspectiva da construção do Pensamento e Letramento Estatístico. A base teórica de Gal (2002), Silva (2007), Watson e Callinghan (2003) permitiram: analisar, avaliar e classificar os níveis do Pensamento e Letramento Estatístico e se os conteúdos de Estatística identificados nas questões estão promovendo a construção do Pensamento e do Letramento Estatístico. Podemos, assim, afirmar que há indícios que o ENEM aborda parcialmente as habilidades de sua matriz de referência. Na análise se evidencia, também, o fato de que a maioria das questões não ultrapassa o nível inconsistente, ou seja, aquele em que o aluno demonstra usar as ideias de Estatística e consegue obter algumas conclusões sem justificativas.


Abstract

 This article is an extract of a research conclusion of course, which aimed to show how it is being evaluated the teaching of statistics through the National Exam of Secondary Education (ENEM), in the period 2009 to 2015, from the perspective of the construction of thought and statistical literacy. The theoretical basis Gal (2002), Silva (2007), Watson and Callinghan (2003) used to: analyze, evaluate, sort the levels of thought and statistical literacy and if the contents of statistics identified the issues are promoting the construction of thought and of statistical literacy. We can, therefore, say that there is evidence that the ENEM discusses some of the abilities of your array of reference. The analysis is evident, also, the fact that most the issues do not exceed the level inconsistent, i.e., one in which the student demonstrates using the ideas of statistics and get some conclusions without justification.


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Biografia do Autor

Fernanda Angelo Pereira, UFF

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense/UFF/INFES; Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil

Fabiano dos Santos Souza, UFF

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense/UFF; Professor do Mestrado em Ensino do PPGEn/UFF/INFES; Pesquisador do PEAMAT da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP

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Publicado

2017-01-15