A Escala de Atitudes em relação ao Ensino de Estatística de professores do Ensino Superior no Brasil <br> The Attitudes scale toward statistics teaching of higher education professors in Brazil

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Atitudes do professor, Ensino de Estatística, Ensino Superior, Brasil

Resumo

Resumo

O presente estudo visou a validação de uma escala de atitudes de professores que ensinam Estatística no Ensino Superior no Brasil em relação ao Ensino de Estatística (EAPE15), indicando o agrupamento de 15 itens em 6 domínios conceituais: Valorização; Afetivo; Ensino; Conteúdo; Metodológico ou Instrumental; e Abstração. Foram sujeitos da pesquisa 334 professores brasileiros de todas as regiões do Brasil que ministraram disciplinas de Estatística nas diversas áreas do conhecimento (Exatas, Saúde e Humanas) no ano de 2008, em instituições públicas e privadas. Os resultados observados sugerem que a Escala de Atitude de Professores de Estatística - EAPE15 apresenta propriedades psicométricas satisfatórias.


Abstract

This study aimed to validate a scale of attitudes of teachers who teach statistics in higher education in Brazil towards Statistics Teaching (EAPE15), indicating the grouping of 15 items in six conceptual domains, namely: Valuing; Affective; Teaching; Content; Methodological or Instrumental; and Abstraction. Research subjects were 334 Brazilian teachers from all regions of Brazil who gave statistics course in various areas of knowledge (Exact, Health and Humanities) in 2008 in public and private institutions. The results suggest that the Statistics Teacher Attitude Scale - EAPE15 has satisfactory psychometric properties.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação. Professor no departamento de matemática. Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Referências

AUZMENDI, E. E. Las actitudes hacia la matemática estadística en las enseñanzas medias y universitarias. Bilbao: Mensajero, 1992.

BASTOS, L. da R.; PAIXÃO, L.; FERNANDES, L. M.; DELUIZ, N. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Rio de Janeiro: Zahar e Editores, 1982.

BOHNER, G.; WÄNKE, M. Attitudes and Attitude Change. Hove: Psychology Press, 2002.

BOWLING, A. Measuring health – a review of quality of life measurement scales. Buckingham: Open University Press, 1997.

CARMONA, J. M. Una revisión de las evidencias de fiabilidad e validez de los cuestionarios de actitudes y ansiedad hacia la Estadística. Statistics Education Research Journal, Auckland, v. 3, n. 1, p. 5-28, 2004.

CAZORLA, I. M.; SILVA, C. B.; VENDRAMINI, C. M. M.; BRITO, M. R. F. de. Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à estatística. In: Conferência Internacional: Experiências e Perspectivas do Ensino da Estatística - Desafios para o século XXI, 1., 1999, Florianópolis, Santa Catarina. Anais..., UFSC, Florianópolis, 1999. p. 45-57.

CHANG, L. Quantitative attitudes questionnaire: instrument development and validation. Educational and Psychological Measurement, Santa Barbara, USA, v. 56, v.6, p. 1037-1042. 1996.

COSTA NETO, P. L. O. Estatística. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. 264 p.

EAGLY, A.; CHAIKEN, S. The psychology of attitudes. Fort Worth, Texas: Harcourt, Brace & Jovanovich College Publishers, 1993.

ESTRADA, A. Actitudes hacia la Estatística e instrumentos de evaluacion. In: Jornadas Europeas de Estatística. La enseñanza y la difusión de la Estatística, Islas Baleares. España, Actas… Islas Baleares. España, 2002. p. 369-384.

__________. Instrumentos de medicion de actitudes hacia la estadistica: la escala EAEE para profesores. In: MORENO, M. M.; CLIMENT, N. (Eds.). Investigación en Educación Matemática. Comunicaciones de los Grupos de Investigación de la SEIEM, Lleida, 2011. p. 233-251.

ESTRADA, A.; BATANERO, C.; BAZÁN, J. L.; APARICIO, A. S. As atitudes em relação à estatística em professores: um estudo comparativo de países. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática, Números e Estatística: refletindo no presente, perspectivando o futuro. 19., 2009, Vila Real (PORTUGAL). Actas ... Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Secção de Educação Matemática, 2009.

ESTRADA, A.; BATANERO, C.; FORTUNY, J. M. Actitudes y Estadística en profesores en formación y en ejercicio. In: Congreso Nacional de Estadística e Investigación Operativa, 27., 2003, Lleida, Espanha. Anais… 8-11 de abril, España, 2003. p. 1-11.

ESTRADA, A.; BAZÁN, J.; APARICIO, A. S. A cross-cultural psychometric evaluation of the attitude statistic scale estradas´s in teachers. In: READING, Chris. (Ed.), Proceedings of 8th International Conference on Teaching of Statistics. (ICOTS 8). Data and context in statistical education: Towards an evidence-based society, Ljubljana. Slovenia, 11-16 july, 2010.

__________. Evaluación de las propiedades psicométricas de una escala de actitudes hacia la estadística en profesores. Avances de Investigación en Educación Matemática, Granada, Espanha, v. 3, p. 5-23, 2013.

ESTRADA, A.; BATANERO, C.; LANCASTER, S. Teachers’ Attitudes Towards Statistics. In: BATANERO, C.; BURRIL, G.; READING, C (Eds.). Teaching Statistics in School Mathematics – Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2011. p. 163-174.

FLECK, M. P. A.; LOUZADA S.; XAVIER, M.; CHACHAMOVICH, E.; VIEIRA, G.; SANTOS, L.; PINZON, V. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade devida WHOQOL – bref. Revista da Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 178-183, 2000.

FRANZBLAU, A. N. A primer of statistics for non-statisticians. Harcourt Brace & Compant, New York, 1958.

GAL, I.; GINSBURG, L. The role of beliefs and attitudes in learning statistics: Toward an assessment framework. Journal of Statistics Education, v. 2, n. 2., 1994. Disponível em: <http://www.amstat.org/publications/jse/v2n2/gal.html>. Acesso em: 12 nov. 2016.

GIL FLORES, J. Actitudes hacia la Estadística. Incidencia de las variables sexo y formación previa. Revista Española de Pedagogía, Madrid, Espanha, v. 214, p. 567-590, 1999.

GÓMEZ CHACÓN, I. M. Matemática emocional. Los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid, España: Narcea, 2000.

GONÇALVES, J. B. Amostragem: conceitos básicos. 2009. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVCsAA/amostragem>. Acesso em: 20 nov. 2016.

GRONLUND, N. E. A elaboração de testes de aproveitamento escolar. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária Ltda, 1974.

HAIR, J. F.; TATHAN, R. L.; ANDERSON, R. E.; BLACK, W. C. Multivariate Data Analysis. 5 ed. Reimp. Englewood Cliffs: Prentice-Hall International, 2007.

KAISER, H. F. The application of electronic computers to factor analysis. Educational and Psychological Measurement, Thousand Oaks, v. 20, p. 141-151, 1960.

KERLINGER, F. N. Foundations of behavioral research. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1964.

KLAUSMEIER, H. J. Manual de Psicologia Educacional. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 1977.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Arquives of Psychology, New York, v. 140, p. 1-50, 1932.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, J. A. dos S. V. M. Estudo das atitudes em relação à Estatística dos professores do 1º ciclo e dos professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico. 2015. 567 f. Tese (Doutorado em Didática de Ciências e Tecnologias) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, 2015.

MATTHEWS D. E.; FAREWELL V. T. Using and understanding medical statistics. 2 ed. New York: Karger, 1988.

MCCALL, C. H.; MADJIDI, F.; BELLI, G. The complexities of the teaching graduate students in educational administration introductory statistical concepts. PICTeachSt3, Auckland, NZ, v. 2, p. 495-497, 1991.

MILLER, R. B.; BEHRENS, J. T.; GREEN, B. A.; NEWMAN, D. Goals and perceived ability: Impact on student valuing, self-regulation and persistence. Contemporary Educational Psychology, Maryland, USA, v.18, p. 2-14, 1993.

MOHER, D.; JADAD, A. R.; NICHOL, G.; PENMAN, M.; TUGWELL, P.; WALSH, S. Assessing the quality of randomized controlled trials: an annotated bibliography of scales and checklists. Controlled Clinical Trials, Maryland, USA, v. 16, p. 62-73, 1995.

MORAIS, J. F. de. Bioestatística: O que precisamos saber antes de falar sobre casuística, métodos e resultados? Revista Estima, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 9-11, 2003.

__________. Bioestatística: Análise LISREL. Revista Estima, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 42-45, 2004.

MURTEIRA, B. J. F. Probabilidade e Estatística. Vol II. Lisboa: McGraw-Hill, 1990.

NOVAES, M. B. C.; LANÇA, E. C. R.; OLIVEIRA, A. L. P. de; MIGUEL, L. F. de; MAZZALI, L. A construção de escalas de atitudes em ciências sócias. In: Seminário em Administração - SEMEAD, 11., 2007, São Paulo. Anais ... FEA – USP, São Paulo – SP, 2007.

OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; MORAIS, J. F. de. Validação da Escala de Atitudes de Professores de Estatística em Relação à Estatística no Ensino Superior no Brasil. Revista Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 581-591, 2009.

OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. Avaliação de atitudes, características pessoais, utilização de tecnologias e prática docente de professores de graduação em estatística. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 13, n. 2, p. 253-272, 2011.

OSTERLIND, S. J. Constructing test items. Kluwer, Boston, 1989.

PASQUALI, L. Técnicas de exame psicológico: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

__________. Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

RAGAZZI, N. Uma escala de atitude em relação à matemática. 1976. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1976.

ROBERTS, D. M.; BILDERBACK, E. W. Reliability and Validity of a Statistics Attitude Survey. Educational and Psychological Measurement, Santa Barbara, USA, v. 40, p. 235-238, 1980.

ROLIM, L.; ZAGALO-CARDOSO, J. A. Escala de aceitação do teste pré-sintomático: Estudo de validação com uma amostra de pessoas em risco para a doença de Machado-Joseph. Psicologia, saúde & doenças, Lisboa, v. 6, n. 2, p. 165-189, 2005.

SCHAU, C.; STEVENS, J.; DAUPHINE, T.; DEL VECCHIO, A. The development and validation of the survey of attitudes towards statistics. Educational and Psychological Measurement, Santa Barbara, USA, v. 55, n. 5, p. 868-875, 1995.

SOUZA, A. P. Diga-me via Internet: site oferece pesquisas de campo online. Meio & Mensagem, São Paulo, v. 22, n. 920, p. 36-37, 2000.

SUTARSO, T. Some variables in relation to students' anxiety in learning statistics. In: Annual Meeting of the Mid-South Educational Research Association, Knoxville, TN, EE. UU, 1992. (ERIC Document Reproduction Service No. ED353334).

SWEETING, K. Early Years Teachers’ Attitudes Towards Mathematics. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Queensland University of Technology, Brisbane, 2011.

THORNDIKE, R. L. Psicometría aplicada. Limusa. México, 1989.

TISHKOVSKAYA, S.; LANCASTER, G. Statistical Education in the 21st Century: a Review of Challenges, Teaching Innovations and Strategies for Reform. Journal of Statistics Education, v. 20, n. 2, p. 1-24, 2012.

VELANDRINO, A. P.; PARODI, L. H. La Escala de Actitudes Hacia la Estadística (EAE): Desarrollo y Propiedades Psicométricas. In: Conferência Internacional Experiências e Expectativas do Ensino da Estatística: Desafios para o Século XXI, 1., 1999, Florianópolis, Brasil. Anais ..., UFSC, Florianópolis, Brasil, 1999.

WISE, S. L. The development and validation of a scale measuring attitudes toward statistics. Educational and Psychological Measurement, Santa Barbara, USA, v.45, p. 401-405, 1985.

Downloads

Publicado

2017-01-15