A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas <br> Contextualizationin the teaching of mathematics: conceptions and practices

Autores

  • Ana Queli Reis UNIJUÍ
  • Cátia Maria Nehring UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p339-364

Palavras-chave:

Contextualização, Educação Matemática, Formação de conceitos.

Resumo

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um panorama sobre a contextualização através de uma meta análise de pesquisas que tratam deste conceito. Consideramos pesquisas que abordam a contextualização a partir de sua proposição pelas políticas públicas, através de documentos, livros didáticos e avaliações, bem como as concepções e práticas desenvolvidas por professores e pesquisadores da educação matemática. As análises evidenciam um distanciamento entre o que é compreendido epistemologicamente e a prática em sala de aula. A fragilidade de entendimentos sobre o que é contextualização tem limitado o ensino à resolução de problemas e aplicação, simplificando conceitos no processo de ensino e aprendizagem por não enfatizarem o processo de abstração decorrente da contextualização.

Abstract

 This paper aims to present an overview of the contextualization through a meta-analysis of researches, which deal with this concept. We consider researches that address the contextualization from its proposition by public policies through documents, textbooks and assessments, as well as the conceptions and practices developed by teachers and researchers of mathematics education. The analyses have shown a gap between what is epistemologically understood and practice in the classroom. The weakness in understanding what is contextualization has limited teaching to problem solving and application, simplifying concepts in the process of teaching and learning due to not emphasizing the abstraction process arising from the contextualization.


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Biografia do Autor

Ana Queli Reis, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências –UNIJUÍ- RS. Professora do Curso de Matemática – URI-SA. E-mail: anakelly.reis@gmail.

 

Cátia Maria Nehring, UNIJUÍ

Doutora em Educação -  UFSC – SC. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências –UNIJUÍ – RS.  E-mail: catia@unijuí.edu.br

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Publicado

2017-09-07

Edição

Seção

Artigos