A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA INTERNET: ENQUADRES E O MODELO 3C EM UM PÔSTER VIRTUAL COLABORATIVO

Authors

  • Sabine Mendes Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a10

Keywords:

Prática Exploratória, Trabalho Colaborativo Apoiado por Computador, Modelo 3C, Enquadres, Pôster Virtual.

Abstract

O presente artigo analisa a construção de um pôster virtual, a partir do conceito de Trabalho Colaborativo Apoiado por Computador (ELLIS et al., 1991). O pôster foi construído por membros do grupo de Prática Exploratória do Rio de Janeiro, considerando seus princípios de atuação (ALLWRIGHT e HANKS, 2009), e analisado a partir dos conceitos de enquadre e laminação (GOFFMAN, 2012) e do modelo de interação mediada 3C (FUKS et al., 2002). O objetivo da análise foi entender até que ponto o tipo de trabalho que fazemos presencialmente pode se beneficiar com a transição para ambientes virtuais. Nesse sentido, destaco a importância das atividades de pré-estruturação e coordenação em trabalhos enquadrados como colaborativos, bem como a contribuição do foco interacional no estudo das limitações e possibilidades de ressignificação dos recursos da internet, sugerindo que a área de linguagem-em-interação pode colaborar, diretamente, com a área de desenvolvimento groupware.

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Author Biography

Sabine Mendes Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Sabine Mendes Lima Moura has a Doctoral and a Masters degree in Language Studies (PUC-Rio), graduate degrees in English and Education and Technology (UVA) and has majored in Language (UVA) and Cinema (UFF). She is currently an assistant professor in the Language Department at PUC-Rio. She works mainly in the following subjects: Exploratory Practice, practitioner research, non-violence studies, teacher education, and collaborative multimedia arts - sabine.mendes@gmail.com

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Published

2018-07-27

How to Cite

Moura, S. M. (2018). A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA INTERNET: ENQUADRES E O MODELO 3C EM UM PÔSTER VIRTUAL COLABORATIVO. The ESPecialist, 39(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a10

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Papers