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Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

FronteiraZ só aceita artigos que sejam originais e apresentem, no máximo, até 3 autores.

 

Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 15 páginas. Artigos que apresentarem número de páginas incompatível com o determinado para mínimo e máximo não serão aceitos.


1. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm.

2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.

4. Adentramento: 1,25 cm para assinalar início de parágrafos.

5. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor(es). Esses elementos devem ser precedidos de título, em fonte 12/negrito (Ex.: Figura 1: Biografema) e referência, em fonte 10/negrito (Ex: Fonte: CALLE, Sophie. Les Aveugles. Foto publicada entre as páginas 28-29. 1986.), centralizados.

 
Primeira página

1. Título em português e em inglês ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito.

2. Os dados de identificação do(s) autor(es) não deverão constar do artigo submetido a FronteiraZ, respeitando o sistema de avaliação às cegas. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, filiação acadêmica (Universidade, Faculdade. Departamento ou Programa de Pós-Graduação,) e endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção SUBMISSÕES ON-LINE – CADASTRO DE USUÁRIOS. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento completo dessas informações.

 2.1. A inclusão do(s) nome(s) do(s) autor(es) no trabalho SOMENTE deverá ser feita após o aceite, respeitando as seguintes normas: o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir 3 espaços simples abaixo do título à direita, em itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, fonte 10, Times New Roman, justificado, com um asterisco [*], que remeterá ao pé da página para identificação da instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, Faculdade, Departamento ou Programa de Pós-Graduação e, em sequência, cidade, estado, país e endereço eletrônico, sem a palavra e-mail, (Ex.: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP; Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes; Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária – São Paulo – SP – Brasil – xxxxxxx@pucsp.br).

 3. A palavra RESUMO (Times, 12, sem itálico) deve estar em maiúsculas, negrito, sem dois pontos, três linhas (simples) abaixo do espaço reservado ao nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo.

4. O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir abaixo da palavra RESUMO, sem adentramento, e deverá ter entre 120 e 150 palavras (Times,12, espaço simples).

Observação: o texto do resumo deve apresentar o objetivo de estudo do artigo, os fundamentos teóricos utilizados para o estudo do tema proposto, a problemática abordada e os resultados alcançados de modo que o leitor tenha uma visão geral do assunto abordado no texto.

5. As PALAVRAS-CHAVE, expressão escrita em maiúsculas e negrito, devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto e vírgula para separação entre as palavras, sem ponto no final.

Ex.: PALAVRAS-CHAVE: Carnavalização; Dialogismo; Tempo reversível; Enunciação; Esferas pública e privada

6. A palavra ABSTRACT (Times, 12) deve aparecer em maiúsculas, negrito, sem dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract na linha de baixo.

7. O resumo em inglês deve ter, no máximo, 150 palavras, espaçamento simples, fonte Times 12.

8. As KEYWORDS, expressão escrita em maiúsculas e negrito, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula. 
Ex.: KEYWORDS: Carnival; Dialogism; Reversible time; Statement; Public and private sphere

OBSERVAÇÃO: SE O ARTIGO ESTIVER EM PORTUGUÊS, O RESUMO, AS PALAVRAS-CHAVE E O TITULO DEVERÃO VIR EM PORTUGUÊS E INGLÊS. SE O ARTIGO ESTIVER EM ESPANHOL OU INGLÊS, O RESUMO, AS PALAVRAS CHAVES E O TITULO DEVERÃO VIR EM PORTUGUÊS E ESPANHOL OU EM PORTUGUES E INGLÊS.

  

Corpo do artigo: Seções, Subseções, Notas


Seções e subseções: sem adentramento, em maiúsculas só a palavra inicial, numerados em algarismos arábicos e sem ponto, em negrito; a numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências. 


Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página, separados por vírgulas. 
Ex.: (BAKHTIN, 2003, p. 261-306)


Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

 
Notas 

As notas devem aparecer ao pé da página, corpo 10, espaço simples, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Importante: as notas devem ser utilizadas para expor comentários do autor do artigo, para a inserção de alguma informação adicional ou para a apresentação de textos traduzidos em sua língua original. Esse espaço não deve ser utilizado para listar referências que devem constar na lista final após o texto.



Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, sublinhado e “aspas”


Itálico
: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.


Negrito: evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nas seções e subseções.

Sublinhado: evitar esse recurso tipográfico.


Aspas: devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras com até de 3 linhas; também em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos.

Ex.: No artigo Os gêneros do discurso, “todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem” (BAKHTIN, 2003, p. 261). 


Citações: direta com mais de três linhas


Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo de 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página. Utilizar espaço 1,5 antes e depois da citação.


Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico), data: (CASSANAS et al., 2003, p. 205). Para citação direta com menos de três linhas, o trecho citado deve vir entre aspas e a referência deve aparecer ao final da citação.

Ex.: Segundo Bakhtin, “[...] todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem.” (2003, p. 261). É necessário indicar com o uso de [...] as partes das citações que foram suprimidas, seja no início, meio ou final da citação.


Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. Usar, sempre que possível, as traduções já existentes. O original deve aparecer em nota de rodapé.

 
REFERÊNCIAS

A palavra REFERÊNCIAS em maiúsculas, negrito, Times 12, sem adentramento, alinhada à esquerda, espaço simples. A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS.

 As referências formatadas de acordo com as normas da ABNT, devem conter somente as obras citadas no texto.

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, o nome deve constar em todas as obras. Citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

1. Livros
SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de 
Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al (com destaque em itálico).

Ex.: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

Quando se tratar de livro em formato eletrônico, deve-se inserir o formato após a referência completa.

Ex.: GODINHO, T. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.


2. Capítulos de livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do capítulo sem destaque. In (em itálico): seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção). 

Ex.: BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: 
HUCITEC, 1997, p. 31-38.


3. Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título: subtítulo. In (em itálico): Nome do evento (em caixa alta), número, ano, local de realização. Título da publicação: subtítulo da publicação. Tipo de publicação (em negrito seguida de reticências entre colchetes). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: FARACO, C. A. Voloshinov um coração humboldtiano? In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE BAKHTIN, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004, p. 261-264.

Ex.: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994, p. 16-29.


4. Artigos de periódicos

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

Ex.: BRAIT, B. Língua nacional: identidades reivindicadas a partir de lugares institucionais. Gragoatá, Niterói, n.11, p. 141-155, 2. sem. 2001.


4.1. Artigos de jornal

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal (em negrito), Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

Ex.: BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009.


5. Monografias, dissertações e teses

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor, título (negrito): subtítulo (sem destaque), ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: SILVA, J. Dialogismo e autoria: análise diacrônica. 2008. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

6. Publicações on-line

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponível em: (sem adicionar < > ou [ ]). Acesso em: dia/mês/ano.

Ex.: SAMPAIO, M. C. H. A propósito de Para uma filosofia do ato (Bakhtin) e a pesquisa científica em ciências humanas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, 1º sem. 2009. Disponível em: http://www.linguagememoria.com.br. Acesso em: 29 out. 2009.


7. Filmes e material iconográfico


7.1 Filmes
NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

EX.: MACUNAÍMA. Direção (roteiro e adaptação) de Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.


7.2 Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.

AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

Ex.: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.


8. Discos
8.1 Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.
Ex.: VELOSO, C. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989.


8.2 Partes de discos (canções, peças etc.)

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se é CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989.

 

OBSERVAÇÕES

Utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [S. l.] (em itálico), caso não seja possível identificar o local de publicação. O s de sine deve ser grafado em letra maiúscula quando for o primeiro elemento dos dados de publicação.

Ex.: KRIEGER, G.; NOVAES, L. A.; FARIA, T. Todos os sócios do presidente. 3. ed. [S. l.]: Scritta, 1992. 195 p.

Quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, devem-se utilizar as expressões sine loco e sine nomine, abreviadas, entre colchetes e separadas por dois pontos [S. l.: s. n.] (em itálico).

Ex.: GONÇALVES, F. B. A história de Mirador. [S. l.: s. n.], 1993.


 
FIGURAS
As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão estar centralizadas, precedidas de título, em fonte 12/negrito, e seguidas de referência, em fonte 10/negrito; e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.). Deverão vir em arquivos JPEG.

- Resenhas

FronteiraZ aceita resenhas apenas de textos teóricos relevantes para os estudos literários e que tenham sido publicados, preferencialmente, nos últimos 5 anos. As resenhas devem ter a extensão mínima de 3 e máxima de 5 páginas. Devem conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 14, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas, ou citações que não sejam da obra resenhada.

O nome do autor da resenha deve vir 3 linhas abaixo da referência (espaçamento simples). Deve ser seguido de asterisco que remete ao pé da página com a qualificação do autor: instituição a que pertence, Faculdade, Departamento ou Programa de Pós-Graduação, cidade, estado, país e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail).

O texto da resenha deve vir 7 espaços simples abaixo do nome do autor em Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5. Adentramento: 1,25 cm para assinalar início de parágrafo.


_ Tradução

FronteiraZ aceita tradução de artigos científicos estrangeiros, de interesse para a área de investigação da revista. A formatação deve seguir o modelo de artigo, no que couber.

 
Informações gerais


A desconsideração das normas apresentadas implicará a não aceitação do trabalho.
A partir da aceitação, avaliadores selecionados em função da área de especialidade analisarão o artigo de acordo com os parâmetros científicos em vigor. A equipe editorial repassará o parecer ao candidato assim que termine o processo de avaliação; se o parecer for favorável, mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do avaliador a fim de propor novamente seu artigo.


Observação:
Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail fora do sistema da revista.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman, corpo 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es).
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a)Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

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d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

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