Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a Literatura Infantil e Juvenil

Autores

  • Maria Zilda Cunha Universidade de São Paulo DLCV

Palavras-chave:

Leitor, Literatura Infantil e Juvenil, suportes e signos contemporâneos.

Resumo

Resumo: O design do mundo atual - em face das revoluções tecnológicas e paradigmáticas - tem provocado indagações constantes. Nesse contexto, a Literatura Infantil e Juvenil procura criar novas interfaces com a Educação. Desafio que impulsiona uma investigação de aspectos teóricos e metodológicos subsidiários ao desenvolvimento da recepção estética e crítica mais adequada ao leitor contemporâneo. No presente artigo, orientados por proposições de G. Agamben e de M. Maffesoli, destacamos alguns sinais da contemporaneidade. À luz desses pressupostos, identificamos aspectos da produção contemporânea para crianças e jovens no âmbito da temática, dos suportes e diagramas narrativos. O viés do comparativismo literário propicia traçarmos formas de leitura que podem contribuir para o desenvolvimento de uma recepção estética e crítica mais adequada ao nosso leitor em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Zilda Cunha, Universidade de São Paulo DLCV

Maria Zilda da Cunha é Professor doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernnáculas da Universidade de São Paulo, docente do programa de Estudos Comparados de literaturas de lingua portuguesa, coordenadora da área de Literatura Infantil e Juvenil. Doutora em EStudos Comparados de Literaturas de Lingua Potuguesa (USP), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC), Graduada em Psicologia (PUC/SP), Letras (FMBP) e Pedagogia(UNSP).Lider do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e Jovens (CNPQ/USP)

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Cunha, M. Z. (2016). Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a Literatura Infantil e Juvenil. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 93–109. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/28840

Edição

Seção

Artigos