Os cinco sentidos, tradução de Nelson Pimenta: reflexões sobre poesia surda no Youtube

Autores

  • Carla Cristina Gaia dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p146-162

Palavras-chave:

Poesia Surda, Poesia no YouTube, Cinco Sentidos,

Resumo

As Comunidades Surdas encontram nas tecnologias comunicacionais atuais grandes aliados para divulgação e perpetuação de sua literatura, desconstruindo fronteiras geográficas e sociais que, muitas vezes, os isolavam uns dos outros. Se desde o advento da impressa a escrita tem assumido o papel central de transmissão e construção do conhecimento nas mais diversas áreas do saber, a época da comunicação virtual chega para nos lembrar de outras formas nem tão privilegiadas de significar e de comunicar. Através da internet os Surdos partilham suas histórias, poesias, piadas e muito mais. Baseando-nos em pesquisadores como Lévy (2015), Kress (2003) e Lemke (2010), o presente artigo objetiva refletir sobre a poesia Cinco Sentidos, tradução de Nelson Pimenta para a língua brasileira de sinais de Five Senses, do poeta briânico Paul Scott, disponível no ambiente virtual YouTube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Cristina Gaia dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Literários, linha de pesquisa Campo Literário e Formação de Leitores, da Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá – PR – Brasil.

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP; Professora/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá – PR – Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Santos, C. C. G. dos, & Wielewicki, V. H. G. (2017). Os cinco sentidos, tradução de Nelson Pimenta: reflexões sobre poesia surda no Youtube. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (19), 146–162. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p146-162

Edição

Seção

Artigos