O rosto divino do Absurdo – do suicídio de Kierkegaard

Autores

  • Rafael de Castro Lins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Aline Leite Grunewald Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p222-239

Palavras-chave:

Absurdo, Suicídio Filosófico, Kierkegaard, O Estrangeiro, O Mito de Sísifo

Resumo

De começo, o artigo ressalta parâmetros essenciais do pensamento filosófico do escritor franco-argelino Albert Camus, mais acertadamente toca nos temas do Absurdo e do Suicídio Filosófico como descritos em O Mito de Sísifo. O fito dessa passagem primeira é divisar a perspectiva camusiana acerca do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard, a fim de apontar elementos textuais e conceituais que revelem como Camus se inspirou em Kierkegaard para compor a persona religiosa de seu romance mais popular, o Capelão Prisional de O Estrangeiro. Um pouco além desta vereda central em que o texto segue, os autores foram postos em paralelo por via dos temas suscitados por Camus e a partir do sintomático postulado camusiano do qual Kierkegaard é o alvo principal, o Suicídio Filosófico.       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael de Castro Lins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Tem experiência nas áreas de Literatura e Religião com ênfase em Filosofia da Religião, atuando principalmente com a relação entre Albert Camus e a Religião. 

Integra o Núcleo de Estudos da Religião em Dostoiévski e Tolstói (NERDT) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF. 

Bolsita da CAPES

Aline Leite Grunewald, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutoranda em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Tem experiência nas áreas de Filosofia com ênfase em Ciência da Religião, atuando principalmente com a relação entre Kierkegaard e a Religião. 

 

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Lins, R. de C., & Grunewald, A. L. (2018). O rosto divino do Absurdo – do suicídio de Kierkegaard. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (20), 222–239. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p222-239

Edição

Seção

Ensaios Literários