Telenovela: uma semiose híbrida

Autores

  • Raquel Paiva de Araujo Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)
  • Muniz Sodre de Araujo Cabral Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Palavras-chave:

telenovela, pastiche, folhetim eletrônico, recepção

Resumo

Este texto propõe um caminho analítico para a telenovela, considerada como narrativa de grande consumo, que privilegia a categoria pastiche. Procura-se mostrar aqui como o folhetim eletrônico absorve e reinterpreta conteúdos fabulativos de outros gêneros da indústria cultural, produzindo um tipo particular de recepção. Toma-se como caso principal de observação a telenovela O Profeta.

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Biografia do Autor

Raquel Paiva de Araujo Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), pesquisadores do CNPq, escritores e jornalistas. São autores dos livros Cidade dos Artistas e O império do grotesco, ambos pela editora Mauad. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1075305856036847

Muniz Sodre de Araujo Cabral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ)

Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), pesquisadores do CNPq, escritores e jornalistas. São autores dos livros Cidade dos Artistas e O império do grotesco, ambos pela editora Mauad. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5048383145015647

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Publicado

2008-03-14

Edição

Seção

Dossiê | Dossier