A publicidade na São Paulo antes da lei “Cidade Limpa” e Berlim: uma análise comparativa nos meandros das marcas culturais

Autores

  • Luciana Coutinho Souza uniso

Palavras-chave:

street advertising, word/image, cultural traits, eroticism

Resumo

Resumo: Este artigo expõe os resultados de pesquisa comparativa sobre a publicidade de rua empreendida em São Paulo antes da lei “Cidade Limpa” e Berlim. Buscou-se, inicialmente, conhecer a natureza dos signos presentes nos outdoors da cidade brasileira, os seus modos de intersemiose e a temática que predominava para, então, verificar como se constituíam os signos presentes nos outdoors da cidade alemã. Estabelecidos esses parâmetros, a análise comparativa entre os outdoors das duas cidades tem lugar. Nessa empreitada, examinamos como se estabelece a trama palavra/imagem nesses temas e, finalmente, verificamos se há ou não confluência de temáticas nos outdoors de Berlim e São Paulo capazes de delinear especificidades culturais. Palavras-chave: Propaganda de rua. Palavra/imagem. Traços culturais. Erotismo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Coutinho Souza, uniso

Possui mestrado (1986) e doutorado (2003) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente realiza o pós-doutorado em Comunicação Visual com estágio na Universidade de Kassel, Alemanha, sob os auspícios da Fapesp. É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, Uniso. Pesquisa as relações entre palavra e imagem aplicadas à comunicação, bem como as interfaces entre comunicação e artes.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos | Articles