Sobre a perspectiva dominante nos estudos da dimensão simbólico-mítica das notícias

Autores

  • Gislene da Silva UFSC
  • Flávia Dourado Maia UFSC/POSJOR - mestranda

Palavras-chave:

journalism, news, symbolic, mythical

Resumo

Resumo: Partimos da hipótese de que há uma perspectiva de investigação dominante nos estudos sobre a dimensão simbólico-mítica do jornalismo, assentada no entendimento das imagens míticas como agentes de manutenção do statu quo. Tal perspectiva teórica hegemônica – nomeada aqui como consensualista, nos termos de Jock Young – trata o jornalismo como uma força conservadora e inercial, associando as simbologias-míticas presentes no noticiário a um dispositivo de criação de consensos, de fechamento de sentidos e de afirmação das visões de mundo vigentes, sem considerar o potencial da simbologia mítica para atuar em processos de transformações sócio-histórico-culturais. Este estudo pretende rastrear variações dessa perspectiva tanto nas abordagens de enfoque cultural-antropológico como nas de ênfase crítico-ideológica, demonstrando sua predominância e, indiretamente, fazendo uma crítica epistemológica e apontando a necessidade de uma nova perspectiva.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gislene da Silva, UFSC

Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao em Jornalismo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, com atuacao na area de Teoria do Jornalismo e Estudos do Imaginario; doutora pelo Programa de Estudos Pos-Graduado em Ciencias Sociais (Antropologia), da Pontificia Universidade Catolica PUC Sao Paulo.

Flávia Dourado Maia, UFSC/POSJOR - mestranda

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em jornalismo cientifico pela Unicamp e mestranda do Programa de Pos-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2011-07-13

Edição

Seção

Artigos | Articles