O PAPEL DAS PAUSAS NA INTERPRETAÇÃO DA LOCUÇÃO PUBLICITÁRIA

Autores

  • Marilea FONTANA Doutora em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem – UPF

Palavras-chave:

publicidade, fala, pausas.

Resumo

Este estudo enfoca a pausa na fala, um elemento prosódico que auxilia na construção, processamento e compreensão da mensagem. Com o auxílio da análise fonético-acústica, foi medida a duração das pausas em textos publicitários e os enunciados foram descritos de acordo com critérios gramaticais. Posteriormente, as pausas foram classificadas com relação a sua natureza e função para realizar uma análise qualitativa de seu emprego, a fim de avaliar o seu papel na interpretação e veiculação de efeitos de sentido em textos publicitários.  Concluiu-se que as pausas na fala são elementos fundamentais para interpretação e podem interferir no sentido atribuído ao texto, além de influenciar os ouvintes em suas decisões.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

FONTANA, M. (2016). O PAPEL DAS PAUSAS NA INTERPRETAÇÃO DA LOCUÇÃO PUBLICITÁRIA. Intercâmbio, 31. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29384

Edição

Seção

Artigos