A PERSUASÃO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT EM EDITORIAIS DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E THE NEW YORK TIMES

Marcelo SAPARAS, Sumiko Nishitani IKEDA

Resumo


O objetivo desta pesquisa é o exame crítico dos processos de representação referentes ao possível impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, dos jornais Folha de S. Paulo e The New York Times, com base nas metáforas relacionadas a expressões metafóricas presentes em editoriais e artigos de opinião desses jornais. As construções polarizadas da questão e os papéis dos participantes nos dois jornais são reforçados pela coesão lexical, permitindo aos jornais desenvolver consistentemente certos temas metafóricos que constroem entendimentos específicos do impeachment. O estudo segue uma combinação da abordagem cognitiva com a pragmática, com base na Teoria da Metáfora Conceptual (TCM) e na Linguística Crítica, que permitem verificar as relações entre escolhas de certas formas linguísticas e as ideologias e relações de poder que subjazem a essas formas, e nesse particular, a análise tem o apoio da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise mostra que essas escolhas constituem expressões metafóricas relacionadas a metáforas conceptuais que adquirem duas funções: (i) interferem nas representações do processo de impeachment, exercendo importante papel na retórica persuasiva que cada jornal utiliza sobre o fato; (ii) concorrem no estabelecimento da coerência discursiva do texto.


Palavras-chave


impeachment; representação; teoria da metáfora conceptual; linguística crítica; linguística sistêmico-funcional.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

       

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.