A PERSUASÃO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT EM EDITORIAIS DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E THE NEW YORK TIMES

Autores

  • Marcelo SAPARAS Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD/MS
  • Sumiko Nishitani IKEDA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Palavras-chave:

impeachment, representação, teoria da metáfora conceptual, linguística crítica, linguística sistêmico-funcional.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o exame crítico dos processos de representação referentes ao possível impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, dos jornais Folha de S. Paulo e The New York Times, com base nas metáforas relacionadas a expressões metafóricas presentes em editoriais e artigos de opinião desses jornais. As construções polarizadas da questão e os papéis dos participantes nos dois jornais são reforçados pela coesão lexical, permitindo aos jornais desenvolver consistentemente certos temas metafóricos que constroem entendimentos específicos do impeachment. O estudo segue uma combinação da abordagem cognitiva com a pragmática, com base na Teoria da Metáfora Conceptual (TCM) e na Linguística Crítica, que permitem verificar as relações entre escolhas de certas formas linguísticas e as ideologias e relações de poder que subjazem a essas formas, e nesse particular, a análise tem o apoio da Linguística Sistêmico-Funcional. A análise mostra que essas escolhas constituem expressões metafóricas relacionadas a metáforas conceptuais que adquirem duas funções: (i) interferem nas representações do processo de impeachment, exercendo importante papel na retórica persuasiva que cada jornal utiliza sobre o fato; (ii) concorrem no estabelecimento da coerência discursiva do texto.

Biografia do Autor

Marcelo SAPARAS, Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD/MS

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1982), graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2006) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUCSP (2012). Atualmente é pesquisador de instituição externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Sumiko Nishitani IKEDA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. 

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

SAPARAS, M., & IKEDA, S. N. (2018). A PERSUASÃO E O PROCESSO DE IMPEACHMENT EM EDITORIAIS DOS JORNAIS FOLHA DE SÃO PAULO E THE NEW YORK TIMES. Intercâmbio, 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36656

Edição

Seção

Artigos