EM BUSCA DE IDENTIDADE: UMA HISTÓRIA ENTRE LINHAS DE OPRESSÃO E LIBERDADE.

Autores

  • Simone REIS Universidade Estadual de Londrina e Radboud University Nijmegen

Palavras-chave:

formação de professores, identidade, opressão, liberdade.

Resumo

Este artigo relata um estudo sociológico e discursivo da construção de identidade de um jovem aluno de graduação da Universidade Estadual de Londrina. Ele provém de dados gerados a partir de sua escrita de diário em 2009. A análise retrata suas lutas ao longo de sua vida e explora o conteúdo de duas identidades emergentes, nomeadamente, uma de oprimido e a outra de homem livre. Consentimento para usar os dados do diário foi dado pelo participante em forma escrita, e sua concordância com a análise, expressa da mesma forma. Contribuições do estudo são dirigidas a líderes escolares, educadores, alunos e pais.

Biografia do Autor

Simone REIS, Universidade Estadual de Londrina e Radboud University Nijmegen

Professora Associada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Poder (CNPq-2013). Realizou estudos pós-doutorais junto ao Centro de Pesquisa Valibel ? Discours et Variation, no Instituto de Linguagem e Comunicação da Université catholique de Louvain (UCL), em fevereiro de 2010. Concentrou seus estudos na Holanda, em análise crítica do discurso, junto ao Instituto de Educação da Radboud Universiteit Nijmegen, em metáforas e metonímias enquanto focos de análise crítica do discurso, junto à Vrije Universiteit Amsterdam; em análise de dados verbais, visuais e gestuais, junto ao Max Planck Institute for Psycholinguistics, Nijmegen (abril a agosto de 2010). Prosseguiu em seus estudos junto ao departamento de Aprendizagem, Currículo e Comunicação, do Instituto de Educação (IOE) da University of London, e participou do grupo de análise de dados em vídeo, no Laboratório de Conhecimento de Londres, do departamento de Cultura, Comunicações e Mídia da University of London (setembro a dezembro de 2010). Doutora em Ciências Sociais pela Radboud Universiteit Nijmegen (Holanda, 2005, com tese indicada à distinção Cum Laude) ? título revalidado pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

REIS, S. (2018). EM BUSCA DE IDENTIDADE: UMA HISTÓRIA ENTRE LINHAS DE OPRESSÃO E LIBERDADE. Intercâmbio, 37. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/36660

Edição

Seção

Artigos