v. 37 (2018)

Neste volume da Revista Intercâmbio fazemos uma homenagem ao professor doutor John Robert Schmitz que nos deixou no dia 27 de abril de 2017. Professor da PUCSP no período de 1971 a 1987, ele foi Chefe de Departamento de Linguística e docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), formando muitos alunos, que hoje, professores, atuam em diferentes universidades brasileiras, incluindo as organizadoras e alguns autores deste número. Docente na Unicamp de 1998 a 2003, John Schmitz, mesmo aposentado, continuou a escrever artigos, participar de bancas e congressos. Com frequência era visto na biblioteca da PUC, sempre em busca de referências para complementar suas pesquisas.

A presente publicação traz uma pequena amostra de alguns temas que, em algum momento, foram investigados pelo professor doutor John Schmitz: lexicologia, análise contrastiva, formação de professores, ensino do espanhol, ensino de português como L2, bilinguismo, identidade, Inglês como língua global e estudos da tradução. Sempre muito atencioso com todos, mostrava real interesse pelas pesquisas das quais tomava conhecimento em sua roda de antigas e novas amizades nas universidades, sugerindo obras, publicações, colaborando para o enriquecimento dos trabalhos.

Trazemos novamente para conhecimento e lembrança dos nossos leitores uma entrevista feita com o professor doutor John Schmitz pela professora doutora Aglael Gama Rossi após uma de suas palestras nas Segundas do LAEL em 2004, sobre o tema Globalization, World Englishes and Brazil: A Language Policy for the 21st Century, tema esse que continua atual, mesmo tendo se passado quase duas décadas.

Apresentamos também dois pequenos poemas escritos, na ocasião do seu falecimento, pela nossa colega da Universidade Estadual de Londrina, professora doutora Simone Reis, os quais refletem, com grande sentimento, a pessoa que ele era. Uma pessoa ética, um professor dedicado e um pesquisador profícuo. Devido a suas qualidades, só angariou amizades no meio acadêmico e fora dele. A John Schmitz, um norte-americano que tinha orgulho de ter também a nacionalidade brasileira, nossa homenagem!

Sandra Madureira e Maria Aparecida Caltabiano

 

Feito passarinho,

Bateu asas e voou

Com a alma leve.

(Simone Reis, 29/04/2017)

 

Morreu um amigo:

Que importa a estação?

Hoje sinto frio.

(Simone Reis, 30/04/2017)

Sumário

Artigos

John Robert Schmitz
PDF
Eliane Eliane GONÇALVES
PDF
Elizabeth Mara Elizabeth Mara POW
PDF
Fernanda Rangel Pestana ALLEGRO
PDF
Marcello MARCELINO
Marcelo SAPARAS, Sumiko Nishitani IKEDA
PDF
Maria Aparecida CALTABIANO, Orlando VIAN JR
PDF
Maria da Piedade Soares CÓSTOLA
PDF
Sandra MADUREIRA
PDF
Simone REIS
Solange Maria Sanches GERVAI
PDF