v. 8 (1999)

INTERCÂMBIO é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, que tem como objetivos divulgar as tendências recentes de pesquisa na área da Lingüística Aplicada e contribuir tanto para um mapeamento da área como para sua consolidação. 
Dessa maneira, a INTERCÂMBIO tem divulgado trabalhos apresentados, desde 1990, nos InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada ) que são realizados anualmente pelo LAEL. O InPLA, sendo um congresso de nível nacional, constitui um fórum para o debate e divulgação de pesquisas em andamento, sobretudo dos pesquisadores em formação, possibilitando também um mapeamento das pesquisas realizadas na área da Lingüística Aplicada em determinado momento histórico e contribuindo para sua consolidação no Brasil. 
Este oitavo volume da INTERCÂMBIO contém trabalhos apresentados no 8º InPLA, realizado nos dias 21 a 24 de abril de 1998. Apesar de ser um grande volume, os trabalhos contidos nele representam menos da metade dos trabalhos apresentados no InPLA: dos 20 simpósios temáticos, temos, neste volume, alguns textos de 11 simpósios; das 12 sessões coordenadas de poster, temos alguns textos de 6 sessões. Para a organização deste volume, optamos por dividir as seções tendo por base a própria organização temática dos simpósios e das sessões coordenadas de poster. Esperamos assim oferecer um mapa temático constituído por 14 seções: a primeira que contém dois textos das mesas redondas e outras treze seções temáticas que refletem algumas tendências de pesquisa na área. 
O volume inicia com a seção constituída pelos textos das mesas redondas: um texto da mesa redonda de abertura do 8º InPLA, cujo tema foi: As multifaces da interação em diferentes contextos sociais. É o texto de Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna (doutoranda do LAEL-PUCSP), que trata da interação e a relação linguagem e trabalho. O segundo texto desta seção é o do Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UERJ), que participou da mesa redonda de encerramento sobre o tema A atuação da LA na elaboração do Parâmetros Curriculares do MEC para a área de ensino de línguas.


Mara Sophia Zanotto 
Abril de 1999.

Publicado: 2010-10-20

Apresentação

Seção II - Linguagem E Patologia (De Linguagem)

Seção IX - Linguagem Nas Relações De Trabalho

Seção X - Descrição De Uso: Lingüística De Corpus

Seção XI - Questões Culturais Na Tradução

Seção XIII - Aplicações Das Descrições (Sócio-)Lingüísticas A Contextos Específicos