Artrite gotosa no processo de envelhecimento humano

Autores

  • Juliana Secchi Batista
  • Lia Mara Wibelinger

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p123-134

Palavras-chave:

Idoso, Doenças reumáticas, Gota.

Resumo

 

O envelhecimento populacional tem adquirido reconhecimento universal e vem ocorrendo num ritmo acelerado. A gota é uma doença metabólica na qual ocorre hiperprodução e/ou diminuição da excreção de ácido úrico, levando à deposição de cristais de monourato de sódio nas articulações e tecidos moles. O presente estudo baseou-se em uma revisão de literatura que teve como objetivo analisar a incidência de artrite gotosa no processo de envelhecimento humano. Para isso, foram pesquisados artigos de revistas indexadas, livros, entre outros textos, publicados nas línguas inglesa e portuguesa, utilizando-se dos unitermos “Envelhecimento Humano”, “Doenças Reumáticas”, “Gota” e “Artrite Gotosa”. Os dados levantados sugerem que a prevalência de artrite gotosa é maior em homens, com acometimento oligo/poliarticular com sintomas inflamatórios menores e, frequentemente, com envolvimento de pequenas articulações das mãos; além disso, pode haver a coexistência de gota com outras doenças auto-imunes como espondilite anquilosante e artrite reumatoide; deve ser realizado tratamento nutricional e medicamentoso.

 

 

Biografia do Autor

Juliana Secchi Batista

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (RS).

Lia Mara Wibelinger

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Cruz Alta. Professora da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (RS). Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Batista, J. S., & Wibelinger, L. M. (2012). Artrite gotosa no processo de envelhecimento humano. Revista Kairós-Gerontologia, 14(4), 123–134. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p123-134

Edição

Seção

Artigos