Mapa Mínimo de Relações do Idoso: análise de reprodutibilidade

Autores

  • Marisa Accioly Rodrigues Domingues
  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Thais Bento Lima da Silva
  • Thabata Cruz de Barros
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p153-166

Palavras-chave:

Idoso, Relações Sociais, Mapa Mínimo de Relações Sociais e Reprodutibilidade.

Resumo

Objetivou-se, no presente estudo, verificar a estabilidade temporal da versão brasileira do Mapa Mínimo de Relações do Idoso (MMRI). A amostra foi constituída por 28 idosos, 23 mulheres e 05 homens, com a média de 66,82 (± 6,38) anos. O MMRI foi aplicado duas vezes (teste e reteste), com intervalo de 20 dias, na forma de entrevista individual, para obter informações quanto à rede de suporte social dos entrevistados. Os resultados obtidos neste estudo indicam que o Mapa Mínimo de Relações do Idoso (MMRI) apresenta bom nível de reprodutibilidade teste/reteste, quando avaliado por meio da correlação de Pearson, e moderada confiabilidade, quando avaliado por meio da técnica de Bland e Altman (1986).

Biografia do Autor

Marisa Accioly Rodrigues Domingues

Professora Doutora em Saúde Pública. Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). Av. Arlindo Bettio, 1000. Ermelino Matarazzo, São Paulo (SP). Brazil. CEP: 03828-000.

Tiago Nascimento Ordonez

Bacharel em Gerontologia. Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Gerontologia Educacional-NEPEG.

Thais Bento Lima da Silva

Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Desenvolve estudos na área de cognição do envelhecimento normal e patológico, e na área de sociometria. Pós-graduada em Neurociências, pela Faculdade de Medicina do ABC. Mestranda na área de Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua em atividades de treino e reabilitação cognitiva.

Thabata Cruz de Barros

Bacharel em Gerontologia. Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP).

Meire Cachioni

Pós-doutora em Educação e Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP. Diretora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como Citar

Domingues, M. A. R., Ordonez, T. N., Silva, T. B. L. da, Barros, T. C. de, & Cachioni, M. (2012). Mapa Mínimo de Relações do Idoso: análise de reprodutibilidade. Revista Kairós-Gerontologia, 14(4), 153–166. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i4p153-166

Edição

Seção

Artigos