Cuidados Paliativos em Portugal: configuração e desenvolvimento da formação breve, graduada e pós-graduada

Autores

  • Maria Irene Lopes Carvalho Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i1p5-19

Palavras-chave:

Saúde, Cuidados Paliativos, Portugal.

Resumo

Este texto tem como objectivo analisar a evolução da oferta formativa e educativa em cuidados paliativos em Portugal. Problematiza a noção de cuidados paliativos e analisa o quadro legal em Portugal e nas orientações europeias quanto à educação/formação nesta área. Para a concretização deste objectivo adoptou-se uma metodologia qualitativa e privilegiou-se a pesquisa bibliográfica, consulta de sites e contactos telefónicos com entidades que oferecem formação nesta área e também entrevistas a informantes privilegiados. A formação adquirida noutros países foi integrada nestes últimos anos no ensino superior público e privado em Portugal. O setor público com uma oferta muito específica nesta área, e o setor privado com uma oferta mais heterogénea. Salienta-se também o fato de tanto o setor público como o setor privado desenvolverem formações breves, em contexto de trabalho nomeadamente em unidades de cuidados paliativos.

Biografia do Autor

Maria Irene Lopes Carvalho, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal.

Assistente Social e docente em Serviço Social, na Licenciatura, no Seminário e acompanhamento de Estágios (3° ano) e no Mestrado de Gerontologia, na cadeira de Cuidados Continuados e Paliativos. Investigadora, formadora e supervisora profissional na área dos cuidados a idosos dependentes.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Carvalho, M. I. L. (2012). Cuidados Paliativos em Portugal: configuração e desenvolvimento da formação breve, graduada e pós-graduada. Revista Kairós-Gerontologia, 15(1), 5–19. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i1p5-19

Edição

Seção

Artigos