Epidemiologia do envelhecimento: dinamização, problemas e consequências

Luis Fernando Viana Furtado, Priscila Mesquita Araújo, Francisca Vanessa de Sousa Soares, Vanessa Meneses de Brito, Luzeni Garcez de Sousa, Amanda Campelo Lima de Melo, France Keiko Nascimento Yoshioka, Ludgleydson Fernandes de Araújo, Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo

Resumo


O presente trabalho objetiva descrever o perfil multidimensional dos idosos da cidade de Parnaíba, Piauí, frente aos hábitos de vida, condições de moradia, saneamento e outros indicadores de saúde. Foram recrutados 454 indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, de ambos os sexos. Obtiveram-se resultados preocupantes quanto ao grau de insalubridade e precários hábitos de higiene. Conclui-se que as condições de vida dos idosos predispõem o surgimento de vários agravos à saúde.


Palavras-chave


Epidemiologia; Idoso; Saúde Pública.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.