Transgender, aging and old age - Do transgender people get old?<br>Travestis, envelhecimento e velhice – Os travestis ficam velhos?

Autores

  • Pedro Paulo Sammarco Antunes
  • Elisabeth Frohlich Mercadante

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16iEspecial15p69-93

Palavras-chave:

Velhice, Gênero, Travesti

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar o processo de envelhecimento e da velhice daquelas pessoas designadas como travestis. As ciências biomédicas jogam um papel importante na categorização dessas pessoas. A intenção é compreender o impacto que tais diagnósticos têm sobre aqueles que são reconhecidos como anormais. Foram realizadas três entrevistas abertas com foco nas histórias de vida dessas pessoas. Por serem consideradas patológicas e desviantes socialmente, atravessam a vida como pessoas invisíveis e quando vistas são avaliadas preconceituosamente. Isso as levou a improvisarem suas existências em todos os seus aspectos e, em geral, a partir de contextos violentos. Suas expectativas de vida são baixas. As que vivem até a velhice, podem ser consideradas verdadeiras sobreviventes. A pesquisa resultou no levantamento de demandas e necessidades em relação às travestis. Verificou-se que precisam urgentemente de políticas públicas que as reconheçam desde sempre.

Downloads

Como Citar

Antunes, P. P. S., & Mercadante, E. F. (2013). Transgender, aging and old age - Do transgender people get old?&lt;br&gt;Travestis, envelhecimento e velhice – Os travestis ficam velhos?. Revista Kairós-Gerontologia, 16(Especial15), 69–93. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16iEspecial15p69-93