Risco de queda em idosos institucionalizados com doença de Alzheimer

Autores

  • Lucas Lima Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Presidente Prudente (SP).
  • Giliadi Gadiel Américo Sanches Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).
  • Laís Passos Marcondes Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).
  • Paulo César Balade Saad Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p95-105

Palavras-chave:

Idosos, Acidentes por Quedas, Doença de Alzheimer.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o risco de queda em idosos portadores de doença de Alzheimer, residentes em uma Instituição de Longa Permanência, por meio da escala de Tinetti, e correlacionar os dados com os escores de risco. Foram avaliados 20 idosos, a maioria (75%) do sexo feminino com idade média de 77,8 ± 10,3 anos. Foram encontrados maiores escores para alto risco de queda nos idosos portadores de DA (70%) com um coeficiente de correlação (r = 0,9999) extremamente significante (p = 0,0079).

Biografia do Autor

Lucas Lima Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Presidente Prudente (SP).

Fisioterapeuta. Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) campus de Presidente Prudente (SP).

 

Giliadi Gadiel Américo Sanches, Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Clínica pelo Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

 

Laís Passos Marcondes, Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

Fisioterapeuta. Professora Especialista do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

 

Paulo César Balade Saad, Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

Fisioterapeuta. Doutorado em Ciências da Saúde. Professor Doutor e Coordenador do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário de São José do Rio Preto (UNIRP).

 

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Ferreira, L. L., Sanches, G. G. A., Marcondes, L. P., & Saad, P. C. B. (2013). Risco de queda em idosos institucionalizados com doença de Alzheimer. Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 95–105. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p95-105

Edição

Seção

Artigos