Institucionalização do idoso: percepção do ser numa óptica existencial.

Autores

  • Célia Pereira Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cacilda do Nascimento Silva Pamplona UNATI-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p201-219

Palavras-chave:

Institucionalização, Idoso, Teoria da Alteridade.

Resumo

Trata-se de uma reflexão humano-filosófica que tem como pilar estrutural o despertar para uma cultura da alteridade, do estar frente a frente com o “outro”, no presente caso o idoso, respondendo a seu apelo por justiça, estampado em seu rosto e discurso. Conclui-se que compreender o verdadeiro sentido da existência contribuirá para sensibilizar a todos de que somos responsáveis por todos e eu, mais do que ninguém, pois o eu tem sempre uma responsabilidade a mais do que os outros.

Biografia do Autor

Célia Pereira Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF). Vice-diretora do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, envelhecimento, enfermagem, cuidadores e saúde do idoso. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), pós-doutorado em Gerontologia pela Universidade de Jönköping, Suécia (2005) e pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Gerontóloga titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Membro do conselho do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Cacilda do Nascimento Silva Pamplona, UNATI-UERJ

Graduação em Serviço Social pela UNOPAR. Especialização em Geriatria e Gerontologia pela UNATI-UERJ.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

Caldas, C. P., & Pamplona, C. do N. S. (2013). Institucionalização do idoso: percepção do ser numa óptica existencial. Revista Kairós-Gerontologia, 16(3), 201–219. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p201-219

Edição

Seção

Artigos