O Canto como Sopro da Vida: um estudo dos efeitos do Canto Coral em um grupo de coralistas idosas

Autores

  • Maria Márcia Viana Prazeres Colégio Militar de Brasília e Universidade Católica de Brasília.
  • Luis Carlos Lira Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Católica de Brasília
  • Raquel Guimarães Lins Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna/Fundação Universitária de Itaperuna e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Carmen Jansen Cárdenas Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF)
  • Gislane Ferreira Melo Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p175-193

Palavras-chave:

Idoso, Música, Autoestima, Qualidade de Vida.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar como a prática do Canto Coral, a música e as reminiscências geradas pelas canções antigas influenciam na qualidade de vida de idosas. A pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa foi realizada com 21 idosas, a partir de 60 anos, integrantes do Coral “Sempre Jovem”, da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário socioeconômico e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). Os procedimentos de análise incluíram: análise de conteúdo/análise temática, transcrição e categorização das entrevistas e cálculo do escore global da EAR. Na EAR, as participantes com mais de seis meses apresentaram um percentual de autoestima mais elevado do que as iniciantes (menos de seis meses), 76% e 72,3% respectivamente. Foram identificadas de acordo com as categorias e suas subcategorias: Benefício (memórias, socialização e bem-estar); Afetividade (autoentrega, autoestima, saudade) e Qualidade (competência e perseverança). Com os dados obtidos, podemos concluir que o Canto Coral e seus elementos possibilitam a melhoria de diversos aspectos da saúde física e mental de mulheres idosas.

Biografia do Autor

Maria Márcia Viana Prazeres, Colégio Militar de Brasília e Universidade Católica de Brasília.

Maria Márcia Viana Prazeres – Colégio Militar de Brasília e Universidade Católica de Brasília. Departamento de Educação Física, Professora e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física.

E-mail: marciaprint@hotmail.com

Luis Carlos Lira, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Católica de Brasília

Luis Carlos Lira - Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Católica de Brasília - Departamento de Ginástica e Arte Corporal, Professor e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física.

E-mail: luiscarloslira@ig.com.br

Raquel Guimarães Lins, Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna/Fundação Universitária de Itaperuna e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Raquel Guimarães Lins - Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna/Fundação Universitária de Itaperuna e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação Física, Professora e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Médicas.

E-mail: raquelglins@hotmail.com

Carmen Jansen Cárdenas, Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF)

Carmen Jansen Cárdenas - Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Professora.

E-mail: ccardena@ucb.br

Gislane Ferreira Melo, Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

Gislane Ferreira Melo - Universidade Católica de Brasília Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Professora.

E-mail: gmelo@ucb.br

Tânia Mara Vieira Sampaio, Universidade Católica de Brasília.

Tânia Mara Vieira Sampaio - Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Professora.

E-mail: tsampaio@ucb.br

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Prazeres, M. M. V., Lira, L. C., Lins, R. G., Cárdenas, C. J., Melo, G. F., & Sampaio, T. M. V. (2013). O Canto como Sopro da Vida: um estudo dos efeitos do Canto Coral em um grupo de coralistas idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 175–193. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p175-193

Edição

Seção

Artigos